Perdeu data da segunda dose da vacina contra Covid? Saiba onde ser imunizado
Em transmissão, a Prefeitura de Fortaleza divulgou novos pontos de imunização das vacinas CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer para uso como segunda doseA Prefeitura de Fortaleza anunciou nesta segunda, 26, mais locais com doses da CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer disponíveis para aplicação de segunda dose (D2) aos fortalezenses que perderam a data limite no cartão de imunização. Conforme informou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), se a data para a D2 já foi ultrapassada, basta chegar em qualquer um dos centros de imunização para receber a vacina. Confira aqui a lista de centros de vacinação na Capital.
A partir de hoje, os locais serão fixos e sempre haverá vacinação de D2 no Centro de Eventos, nos postos de saúde e nos quatro Cucas de Fortaleza. Para receber a segunda dose, basta levar o cartão de imunização, documento com foto, comprovante de agendamento - caso tenha perdido a data da vacina - e comprovante de residência. Os imunizantes estarão disponíveis:
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Segunda dose da CoronaVac: disponível nos Cucas e no Centro de Eventos
Segunda dose da AstraZenenca: disponível no Centro de Eventos e nos postos de saúde
Segunda dose da Pfizer: disponível no Centro de Eventos
O intuito é concentrar a aplicação da segunda dose de tais vacinas nesses pontos. O agendamento segue disponível no site Vacine Já e, diariamente, nas listas da Prefeitura de Fortaleza no Canal Coronavírus. O POVO também organiza as listas da imunização em Fortaleza. Capital já começou a imunizar os nascidos em 1994.
Pessoas com mais de 45 anos que ainda não foram vacinadas podem se deslocar a qualquer centro de imunização para receber a vacina. Confira outros casos de faltosos que podem ser vacinar:
Em caso de infecção por Covid-19
Se o contemplado estiver com Covid-19 no dia em que foi agendado para se vacinar, ele pode procurar um equipamento de saúde cerca de um mês depois que os sintomas aparecerem, ou que ele tenha recebido o teste que comprova a infecção. Para ser vacinado é preciso que o faltoso mostre, contudo, o teste positivo que foi realizado à época, para comprovar a ausência por doença.
Viagem a trabalho
Aqueles que precisaram viajar a trabalho para outra região, seja municipal, estadual, ou internacional, também pode receber a vacina sem esperar repescagem. Para isso, é preciso também que ele comprove, seja com uma declaração ou passagem, que estava viajando no dia agendado.
Se o contemplado tiver tomado outras vacinas
A pessoa que tomou outras vacinas no período próximo a imunização agendada deve aguardar 14 dias após esse momento para ir em busca de ser contemplado com o imunizante contra Covid-19. Basta chegar ao equipamento de agendamento e mostrar comprovantes que justifiquem a ausência por esse motivo.