Todas as regiões do Ceará têm queda ou estabilidade na taxa de transmissão da Covid-19
No caso dos exames de RT-PCR para diagnóstico de Covid-19 no Estado, taxa de positividade é de 19%. Na Capital, 10%A taxa de positividade dos exames de RT-PCR para diagnóstico de Covid-19 no Ceará é de 19%. No caso de Fortaleza, índice cai para 10%. Conforme o secretário da Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, dr. Cabeto, a taxa de transmissão do vírus é considerada estável ou com tendência de queda em todas as regiões do Estado. Informação foi anunciada em live para anúncio do novo decreto de isolamento social no Ceará.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Todas as regiões apresentam índice menor do que 1, considerado estável: Fortaleza (0,85); Cariri (0,83); Sobral (0.84); Sertão Central (0.84) e Litoral Leste/Jaguaribe (0.85). Números consideravelmente menores do que no pico da segunda onda. "A maioria delas (regiões) está oscilando de 0.83 a 0.85. Ou seja, estável ou com tendência de queda. À semelhança do que mostramos há 14 dias", lembra.
Com relação ao atendimento em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), mês de julho acentua redução observada em junho. Quase 70% dos casos são de quadros leves. Redução na pressão assistencial também vem sendo observada nas internações em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e enfermarias.
"Estamos voltado à linha de base. Não quer dizer voltar a antes da pandemia e, sim, ao intervalo entre a primeira e a segunda onda", detalha. O secretário explica que número de óbitos foi maior mas a letalidade — que considera as mortes em relação ao número de casos da infecção — foi bem menor. "Isso quer dizer que a qualidade do atendimento mais a proteção da vacina nas populações mais vulneráveis fez cair a letalidade", aponta.
LEIA MAIS | Covid-19: vacinação reduz óbitos e internações, mas variante Delta deve aumentar casos
Dr. Cabeto reiterou a importância da vacinação para o controle da pandemia, alertando a necessidade de duas doses para a proteção completa contra a variante Delta. Além disso, ele disse que a testagem aleatória de passageiros realizada no Aeroporto de Fortaleza também será feita em rodoviárias. "De toda a testagem, tivemos cinco casos positivos. Em três deles já fizemos a análise de sequenciamento viral e nenhum é da variante Delta", acrescentou.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente