Governo chinês rejeita nova investigação da OMS sobre origem do coronavírus
Organização Mundial da Saúde (OMS) sugeriu nova viagem de especialistas à cidade de Wuhan, onde foram relatados os primeiros casos de Covid-19, e auditoria de laboratórios
03:53 | Jul. 22, 2021
O governo chinês convocou coletiva de imprensa na noite dessa quarta-feira, 22, para emitir um posicionamento sobre o pedido da Organização Mundial da Saúde (OMS) de investigar novamente o país pela origem do coronavírus. O vice-ministro da Comissão Nacional de Saúde da China, Zeng Yixin, se disse surpreso pela proposta do orgão. A coletiva pode ser assistida na íntegra clicando aqui.
Na última semana, o presidente da OMS, Tedros Adhanom, sugeriu uma segunda viagem de especialistas do órgão à cidade de Wuhan, onde o coronavírus foi inicialmente identificado em 2019. Ele afirmou que mais investigações na China seriam necessárias, bem como a auditoria de laboratórios.
Uma expedição da OMS já havia ido ao local em janeiro. A conclusão dos investigadores, que visitaram diversos locais da cidade, inclusive laboratórios que pesquisam vírus, foi de que a Covid-19 "provavelmente" foi transmitida de morcegos para humanos.
- Empresa responsável por venda da Covaxin ganhou R$ 9,5 mi com doses que não foram entregues
- Mundo está no começo de outra onda de infecções e mortes por Covid-19, diz diretor da OMS
- É falso que Malásia deixará de usar CoronaVac por baixa eficácia do imunizante
Oficiais chineses negam que coronavírus tenha surgido em laboratório
Zeng afirmou que a ideia de que o vírus da Covid-19 possa ter surgido em um laboratório é "interferência política". Yuan Zhiming, representante de um dos centros de pesquisa em Wuhan, pontuou que é "consenso científico" que a transmissão do coronavírus foi "gerada na natureza".
Um integrante da equipe da OMS, Liang Wannian, pontuou que a hipótese de transmissão do coronavírus de humanos para animais deve ser o foco. Ele afirmou, porém, que outras espécies além de morcegos, como pangolins, visons e furões, podem ter sido responsáveis pelo contágio.
Mais sobre Covid-19
- Quase 70% dos indianos teriam anticorpos contra Covid, diz estudo
- Pfizer fará maior entrega de vacinas ao Brasil, com um milhão de doses por dia em 13 lotes
- Primeiro lote da Sputnik chega ao Nordeste em uma semana
- Covid-19: Cerca de mil pessoas foram infectadas após festival de música na Holanda
- Mortes por Covid na Índia seriam até 10 vezes superiores ao balanço oficial, afirma estudo