Ceará tem 48% das UTIs adulto ocupadas por pacientes com Covid-19
O monitoramento leva em consideração tanto as unidades de saúde públicas como as particulares da Unidade Federativa
17:04 | Jul. 22, 2021
O Estado do Ceará tem 48,39% das suas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) adulto ocupadas por pacientes com Covid-19, conforme informações divulgadas na plataforma IntegraSUS, da Secretária da Saúde do Estado (Sesa), com base em dados colhidos até às 16h06min desta quinta-feira, 22. O monitoramento leva em consideração tanto as unidades de saúde públicas como as particulares.
No geral, a média de ocupação em equipamentos desse porte, até o período analisado, estava em 48,71%. Em análise mais detalhada, apresenta o maior índice de ocupação a ala da UTI voltada para tratamento de crianças: 68,57%. UTI gestante e neonatal não receberam atualizações no sistema.
LEIA MAIS | 11 homens são resgatados de trabalhos em condição análoga à escravidão em Fortaleza
+ Operação desarticula organização criminosa atuante em Caucaia, Fortaleza e Maracanaú
+ Fortaleza terá dia D de vacinação no sábado, 24
Quando analisado a taxa geral de ocupação das enfermarias do Estado, é percebido uma porcentagem de 25,43%, sendo também a ala infantil a que aparece mais ocupada: registrando percentual de 47,17%. Ala adulto tem índice de 21,75%. Enfermaria neonatal e gestante também não apareciam atualizadas.
No Hospital Estadual Leonardo da Vinci (HELV), equipamento referência no tratamento de Covid-19 no Ceará, 54 dos 106 leitos ativos para adulto estão ocupados. No mesmo período, a instituição registra 27 leitos de enfermaria para pessoas adultas funcionando. Desses, todos apareciam ocupados por pacientes.
Na região de saúde de Fortaleza, a média geral de ocupação das UTIs, que atendem casos mais graves da doença pandêmica, é de 41,73%. O índice de ocupação em equipamentos desse porte das demais regiões é de: Sertão Central (100%), Litoral Leste Jaguaribe (55%), Cariri (66,42%) e Sobral (46,81%).
Em todo Ceará, 24 pessoas aguardam para serem transferidas a leitos específicos de tratamento da Covid-19, conforme dados colhidos até às 13h06min de hoje e divulgados no IntegraSUS. Desses pacientes, 17 esperam para serem levados a uma enfermaria e sete aguardam transferência a UTIs.