Mundo está no começo de outra onda de infecções e mortes por Covid-19, diz diretor da OMS
Tedros Adhanom Ghebreyesus aponta que países falharam em compartilhar vacinas, testes e medicamentos, o que está alimentando uma "pandemia de duas vias"
14:56 | Jul. 21, 2021
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que o mundo está no começo de outra onda de infecções e mortes por Covid-19. A fala foi realizada durante discurso aos membros do Comitê Olímpico Internacional de Tóquio nesta quarta-feira, 21, (noite de quarta no Brasil). Tedros destacou que, após 19 meses do início da pandemia e sete meses após as primeiras vacinas, o mundo está nos estágios iniciais de outra onda de infecções e mortes pela doença.
Ele aponta que os países falharam em compartilhar vacinas, testes e medicamentos, e que isso está alimentando uma “pandemia de duas vias”. Segundo ele, a discrepância das vacinas é epidemiológica e economicamente autodestrutiva. Tedros ainda destacou que a pandemia pelo novo coronavírus permanecerá até que todos os países possam ter o controle total sobre a doença.
LEIA TAMBÉM | FMI/Georgieva: atual ritmo de vacinação não acabará com pandemia até fim de 2022
+ Comitê de Emergência da OMS vê risco de novas variantes mais perigosas da covid
Confira discurso:
@DrTedros address to the International @Olympics Committee. #Tokyo2020 #AGoal4All https://t.co/v47lhan0EV
— World Health Organization (WHO) (@WHO) July 21, 2021