Flexibilização no Cariri: enquanto Juazeiro do Norte amplia retomada, Barbalha mantém medidas
Macrorregião avançou, há pouco mais de duas semanas, nas medidas de flexibilização econômica, se igualando as outras regiões do Ceará
17:57 | Jul. 15, 2021
Há quase três semanas, a Macrorregião do Cariri avançou nas medidas de flexibilização econômica, com as mesmas medidas de outras regiões do Ceará. No entanto, enquanto municípios do Cariri como Juazeiro do Norte seguem ampliando a retomada, outros se mantém mais cautelosos. Barbalha, por exemplo, decidiu permanecer mais uma semana sem alterar decreto.
O último decreto municipal de Barbalha, em conformidade com decreto estadual, liberou atividades físicas, feiras livres e o uso de transportes coletivos intermunicipais. O documento, cuja data de validade ia até essa quarta-feira, 14, estabelecia limites de capacidade e horários de atendimento específicos para setores.
Nesta semana, o Comitê de Saúde do município analisou a situação sanitária da região e constatou um aumento de quase 20% do número de notificações de descumprimento das normas impostas por documento. Por esse motivo, decidiu que o decreto anterior será mantido até o dia 22 de julho.
LEIA MAIS | Ceará registra a maior taxa de homicídios femininos do Brasil
+ Boletim médico indica que não há previsão de alta hospitalar para Bolsonaro
"Pôde-se perceber o aumento de 19% das notificações, além da prevalência de internados e estabilidade na positividade, levando a este comitê decidir que, pelo momento, nós manteremos as medidas que estavam esboçadas no último decreto", relatou o Coordenador da Vigilância Sanitária de Barbalha, Carlos Henrique, em entrevista à Rádio O POVO/CBN Cariri.
As únicas alterações que ocorrem no novo documento foi no horário de funcionamento do comércio na semana, que será agora das 7 horas às 17 horas, e a permissão de música ambiente nos estabelecimentos. No último boletim divulgado nas redes sociais da Prefeitura de Barbalha, a região acumulava 7.798 casos confirmados da doença e 195 óbitos em decorrência da patologia desde o inicio da pandemia no Estado.
Já em Juazeiro do Norte, outro município carirense, um novo decreto ampliou o horário de funcionamento do comércio de rua, que antes era das 9 às 17 horas. O documento, divulgado no inicio desta semana, permitiu que o setor funcione agora das 8 às 18 horas, ampliando a capacidade máxima para 50%. São 33.245 casos confirmados e 623 óbitos desde o primeiro caso identificado da patologia na região.
"A gente percebe uma melhora, pouca, mas a gente vê que o comércio está reagindo, a gente percebe a frequência de chegada de representantes que vai movimentando um pouco a rede hoteleira com o avanço, isso vai melhorando a economia do município, a nossa única saída é quando todo mundo tiver vacinado", destacou Zenilda Sena, presidência da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Juazeiro do Norte.
Com informações do repórter Guilherme Carvalho, em reportagem para a Rádio O POVO CBN Cariri