Vacinação na Arena Castelão teve atendimento ágil e fluxo tranquilo
A partir deste sábado, 3 de julho, Fortaleza começa a vacinar os nascidos em 1987 em mais de 50 pontos de vacinação
14:30 | Jul. 03, 2021
Dois dias internada no hospital por Covid-19 foram suficientes para Fabiana Lima, 35, ficar com os olhos marejados ao tomar a primeira dose da vacina. Mãe de quatro filhos, ela foi acompanhada do marido de mãos dadas, com o coração cheio de esperança. "Foi bom eu ter tomado pra proteger a minha família", emociona-se. A segunda dose da AstraZeneca vem em três meses, tempo no qual a máscara, o distanciamento e a higienização dos ambientes se faz tão necessária quanto seria sem a vacina.
A partir deste sábado, 3 de julho, a Arena Castelão e outros 50 locais de vacinação começaram a aplicar a primeira dose do imunizante contra a Covid-19 nos nascidos em 1987. Além disso, os locais recebem o público para a segunda dose. No total, 50 mil fortalezenses devem iniciar ou completar a imunização neste final de semana.
"Eu pensei que fosse demorar mais um pouco, mas graças a Deus foi rápido", comemora Natália dos Santos, de 36 anos. Vacinada no Castelão, ela afirma que o atendimento foi ágil e ocorreu no horário agendado. As filas no local estavam pequenas, com pouco mais de cinco pessoas aguardando sua vez; o mesmo para o drive-thru da arena, orientado por agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).
Apesar da agilidade no atendimento no ponto de vacinação, Gislene Duarte, 35, enfrentou duas horas de ônibus, passando por dois terminais, para buscar a primeira dose da AstraZeneca na arena - o ideal, comenta, seria ser cadastrada para receber a dose em um local mais perto de casa. Mas às 10h30min, quando finalmente recebeu a picada, foi só comemoração: "É uma espera que a gente já ansiava desde o começo da pandemia".
Mesmo sem música e agitação, o clima no Castelão é de festa. Os olhos dos vacinados ficam miúdos de tanto sorrir por trás das máscaras, com poses para as fotos tiradas por familiares. Quem vai sozinho também não perde a oportunidade: tira selfies, pede para outros fotografarem - teve até agente da AMC registrando a segunda dose de Bibiana Gomes, 63. "Essa eu recebi com muito alegria. E se você ver a primeira [dose], foi a maior alegria do mundo! Quando eu tomei a primeira, senti que eu nunca mais ficaria doente", ri.
Pessoas com 50 anos ou mais não precisam mais de agendamento
Pessoas com 50 anos ou mais ainda não vacinadas contra a Covid-19 em Fortaleza podem ir ao local de vacinação sem agendamento. A informação é do prefeito José Sarto (PDT). Apesar de o agendamento deixar de ser necessário, o residente precisa estar cadastrado no site Saúde Digital para adquirir o imunizante.
"Pessoal, um recado para residentes de Fortaleza que têm a partir de 50 anos e ainda não estão vacinados contra a Covid-19: após efetivação do cadastro no site Saúde Digital, basta buscar um dos 113 locais de vacinação, sem a necessidade de agendamento prévio", informou Sarto.