Ministério da Saúde explica que houve erro na embalagem da vacina entregue ao Ceará
No Ceará, 710 aplicações da vacina fora da validade teriam sido aplicadas em 60 municípios
20:38 | Jul. 02, 2021
Atualizada às 22h55min
Entre os oitos lotes de vacinas vencidas da AstraZeneca entregues aos estados brasileiros, segundo levantamento da Folha de S.Paulo, divulgado nesta sexta-feira, 2, dois foram recebidos pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) para campanha de vacinação no Estado. Dentre esses dois lotes, um estava com erro na embalagem, explicou o Ministério da Saúde (MS) à pasta. O lote constava com a data de validade até maio deste ano, no entanto o vencimento se estendia para maio de 2022.
- Nenhuma dose de vacina vencida é repassada aos estados, diz ministério
- Doses vencidas da AstraZeneca não foram produzidas pela Fiocruz
- Prefeitura nega aplicação de doses da AstraZeneca fora do prazo em Fortaleza
- Potengi nega aplicação de 173 doses vencidas da vacina da AstraZeneca
Os lotes recebidos pela secretaria da saúde do Estado são o 4120Z005, recebido em 23 de janeiro de 2021 e com validade em 14 de abril de 2021; e o CTMAV505, recebido em 26 de março de 2021, com validade em 31 de maio de 2021, este último com erro na embalagem apontado pelo MS.
O órgão federal explicou que, “apesar das vacinas terem vindo direto do laboratório produtor (AstraZeneca), na embalagem constava vencimento em 31/05/2021 e que nas notas de fornecimentos do Sistema de Insumos Estratégicos em Saúde (Sies), do Ministério, o prazo de validade está 31/5/2022. De acordo com o MS, a informação da Rede de Frio Nacional é de que a validade correta é em 31 de maio de 2022. Procurado pelo O POVO, o órgão ainda não retornou sobre maiores explicações sobre a distribuição dos imunizantes no Estado.
LEIA MAIS | Covid: centenas tomaram vacina vencida no Ceará e terão de receber novas doses
Vacina vencida
Nesta sexta-feira, 2, um levantamento divulgado pelo jornal Folha de S. Paulo, com base em informações do Ministério da Saúde, aponta que, no Brasil, 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca contra a Covid-19 foram aplicadas em diversos postos de saúde. No Ceará, o número é de 710 aplicações em 58 municípios cearenses. A cidade de Potengi, a 496 km de Fortaleza, aparece com maior quantidade de doses aplicadas, 173, no total.
LEIA MAIS | Fortaleza teria aplicado 63 doses de AstraZeneca vencidas em 7 postos de saúde; veja quais
Em nota oficial, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou que não distribuiu vacinas contra a Covid-19 fora da validade. O órgão ainda destaca que realiza a entrega dos imunizantes aos 184 municípios de acordo com a logística adotada no Ceará, por meio do Plano de Operacionalização para Vacinação contra a Covid-19. Na operação, a Sesa controla o envio dos imunizantes até sair da Central de Armazenamento e Distribuição (Ceadim) do Estado e destaca que orienta os municípios sobre a validade das vacinas.
Mais sobre vacinas vencidas
- Fortaleza teria aplicado 63 doses de AstraZeneca vencidas em 7 postos de saúde; veja quais
- Secretaria diz que entregou vacinas no Ceará no prazo e aplicação depende dos municípios
- Doses vencidas da vacina da AstraZeneca foram aplicadas em 58 municípios do Ceará
- Covid: centenas tomaram vacina vencida no Ceará e terão de receber novas doses
- Covid-19: brasileiros tomaram doses da AstraZeneca