Doses vencidas da AstraZeneca não foram produzidas pela Fiocruz
As doses dos lotes com numeração inicial 4120Z foram importadas do Instituto Serum, na Índia, e entregues, no prazo de validade, ao Ministério da Saúde. As demais doses foram fornecidas pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas)
19:51 | Jul. 02, 2021
Atualizada às 22h55min
As doses vencidas da vacina AstraZeneca/Oxford aplicadas no Brasil não foram produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), conforme informou a instituição nesta sexta-feira, 2. Ao todo, mais de 700 doses do imunizante foram aplicadas fora da validade em 58 municípios do Ceará, segundo levantamento da Folha de S. Paulo, enquanto 26 mil foram aplicadas no País.
- Nenhuma dose de vacina vencida é repassada aos estados, diz ministério
- Ministério da Saúde explica que houve erro na embalagem da vacina entregue ao Ceará
- Prefeitura nega aplicação de doses da AstraZeneca fora do prazo em Fortaleza
- Potengi nega aplicação de 173 doses vencidas da vacina da AstraZeneca
As doses dos lotes com numeração inicial 4120Z foram importadas do Instituto Serum, na Índia, e entregues, no prazo de validade, pela fundação ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde (MS) em janeiro e fevereiro deste ano. A Fiocruz, junto da pasta, busca o Instituto para compartilhar orientações a quem tomou a vacina vencida. As demais doses foram fornecidas pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O levantamento da Folha foi realizado considerando as imunizações que ocorreram até o dia 19 de junho no Brasil, cruzando base de sistemas da pasta de saúde que revelam informações sobre a data de entrega das doses e o prazo de validade do produto entregue.
- Fortaleza teria aplicado 63 doses de AstraZeneca vencidas em 7 postos de saúde; veja quais
- Secretaria diz que entregou vacinas no Ceará no prazo e aplicação depende dos municípios
- Doses vencidas da vacina da AstraZeneca foram aplicadas em 58 municípios do Ceará
- Covid: centenas tomaram vacina vencida no Ceará e terão de receber novas doses
- Covid-19: brasileiros tomaram doses da AstraZeneca vencidas
Dentre os oito lotes vencidos dos imunizantes informados no balanço do veículo, dois foram recebidos pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). São eles: lote 4120Z005, no dia 23 de janeiro e que constava vencimento no dia 14 de abril, e o lote CTMAV505, recebido no dia 26 de março com vencimento no dia 31 de maio.
A pasta aponta que ocorreu um erro na embalagem do lote “CTMAV505” do produto entregue ao Estado. Segundo a Sesa, nas notas de fornecimentos do Sistema de Insumos Estratégicos em Sáude (Sies), do MS, a data do vencimento das doses informada era 31 de maio de 2021, quando o correto seria 31 de maio de 2022