Vacinação Covid-19: com ampliação de postos, público de Fortaleza será agendado em locais mais próximos de casa
Apesar da ampliação, ainda pode ocorrer de a população ser agendada em locais mais distantes porque os postos de saúde têm limite de vagas
13:47 | Jun. 22, 2021
Em Fortaleza, os agendamentos para vacinação contra a Covid-19 a partir desta sexta-feira, 25, deverão ser em locais mais próximos das casas do público cadastrado. Segundo Erlemus Soares, coordenador da Rede de Atenção Primária e Psicossocial, a ampliação dos pontos de vacinação para 113 locais desde segunda-feira, 21, possibilitou a mudança.
"A partir de sexta-feira, 25, todo mundo é agendado a partir de 113 locais de vacinação. A gente espera, com a ampliação dessa rede, melhorar esse georreferenciamento para você poder tomar essa dose mais perto de casa", explicou em transmissão ao vivo realizada nesta terça-feira, 22.
Conforme Erlemus, algumas listas de agendamento desta semana foram atualizadas porque a entrega de mais doses de vacina por parte do Ministério da Saúde viabilizou a abertura de mais pontos de vacinação. Das listas já publicadas, nenhum agendamento foi desfeito. Apenas foram inseridos mais agendados, de acordo com os critérios de idade, em ordem decrescente.
Leia mais
-
Homens constituem 55,65% das mortes por Covid-19 no Ceará
-
Vacinômetro: 11,8% da população cearense recebeu as duas doses da vacina contra Covid-19
-
Mutirão de cadastro para vacinação em Fortaleza já auxiliou mais de 7 mil pessoas, diz Sarto
-
Ceará tem 81,42% das UTIs adulto ocupadas por pacientes com Covid-19
-
Fortaleza tem 34% da população total vacinada com a 1ª dose contra a Covid-19
O Centro de Eventos do Ceará é o local com a maior capacidade de vacinação em Fortaleza. Diariamente, são mais de sete mil agendados e pelo menos seis mil pessoas passam pelo equipamento, segundo Erlemus.
"Mesmo com a ampliação, 10% da vagas são para o Centro de Eventos. Em uma eventualidade pode acontecer de, às vezes, você não ficar perto porque existem limites nos postos de saúde. Não podemos aglomerar nos postos, existem portes diferenciados para os postos. Tem uns que agendamos 50, outros 150, outros 200 pessoas. Pedimos a compreensão", disse.
Com o acréscimo de 60 postos de saúde, a campanha de vacinação contra a Covid-19 em Fortaleza agora tem como locais de vacinação 100 postos de saúde, quatro Cucas, três policlínicas, três shoppings, além do Sesi Parangaba, Arena Castelão e Centro de Eventos. Postos funcionam durante a semana, para aplicação das doses na população fortalezense em geral.
A Capital tem listas de agendamento para a vacinação contra a Covid-19 até o próximo dia 26, antecipando o calendário estadual de imunização e começando a vacinar pessoas com menos de 40 nesta semana.