Brasil recebe 1,5 milhão de doses da vacina da Janssen nesta terça, diz ministro da Saúde

A vacina é em dose única, o que permite uma imunização mais rápida, enfatizou Marcelo Queiroga

O Brasil deve receber 1,5 milhão de doses da vacina da Janssen na manhã desta terça-feira, 22. A informação foi divulgada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga nesta segunda-feira, 21, durante audiência pública na Comissão Temporária da Covid-19 no Senado. A remessa vai desembarcar no aeroporto de Viracopos, de Guarulhos.

Conforme o portal G1, o ministro explicou que essa carga faz parte da antecipação de 38 milhões de doses que vinha sendo negociada com a Janssen – havia uma previsão do envio de 3 milhões de doses, que não se concretizou.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

“Inicialmente, negociamos com a Janssen e eles iriam nos antecipar na semana passada três milhões de doses. Lamentavelmente não foi possível a chegada dessas três milhões de doses. Mas eu já antecipo em primeira mão que amanhã deve chegar no aeroporto de Viracopos, de Guarulhos, 1,5 milhão de doses da vacina Janssen. São vacinas úteis, como as outras, mas essa é uma dose única que permite uma imunização mais rápida”, disse Queiroga.

De acordo com o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, a pasta ainda negocia a chegada de doses adicionais.

“Esse quantitativo que o ministro indicou, de 1,5 milhão de doses, estamos trabalhando ainda para tentar algumas confirmações ainda essa semana para doses adicionais desse novo imunizante, que passará a integrar então o PNI (Programa Nacional de Imunização)”, afirmou.

Remessa adiada

 

Até a última semana, o Ministério da Saúde esperava receber um lote de 3 milhões de doses. Na sexta, no entanto, Marcelo Queiroga informou que a carga não chegaria e apontou "questões regulatórias" dos Estados Unidos como motivo para o atraso.

Ao todo, o governo brasileiro comprou 38 milhões de doses da vacina da Janssen, que é aplicada em dose única.

Em março, quando o contrato foi anunciado, a previsão era a entrega de 16,9 milhões de doses no 3º trimestre e outras 21,1 milhões de doses no quarto trimestre de 2021. O contrato da Janssen prevê também o valor de US$ 10 por dose, e um pagamento US$ 95 milhões na primeira parcela.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacina da Janssen brasil vacinação brasil covid

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar