"Representa um avanço", afirma Camilo sobre aprovação da Sputnik V

Mesmo de forma ‘excepcional e controlada’, com ainda pequena quantidade de doses liberadas, a aprovação já representa um avanço para que tenhamos mais vacinas disponibilizadas à nossa população", escreveu o governador

23:31 | Jun. 04, 2021

Por: Mateus Brisa
Declaração do governador foi publicada em suas redes sociais (foto: CARLOS GIBAJA/ GOV. DO CEARA)

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), comemorou na noite desta sexta-feira, 4, a importação e a distribuição da vacina Sputnik V, aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mais cedo. Autorização excepcional e temporária do órgão representa conquista para governadores do Nordeste, incluindo Camilo, que pleiteam uso do imunizante há semanas.

“Mesmo de forma ‘excepcional e controlada’, com ainda pequena quantidade de doses liberadas, a aprovação já representa um avanço para que tenhamos mais vacinas disponibilizadas à nossa população”, escreveu Camilo em publicação nas redes sociais. Ele lembrou que o Estado tem contrato com o Fundo Soberano Russo para compra direta de 5,87 milhões de doses da Sputnik V, que hoje é aplicada em mais de 60 países.

LEIA MAIS | Qual a eficácia da Sputnik V contra o coronavírus?

Anvisa havia anteriormente rejeitado pedidos de importação e uso emergencial do imunizante russo, alegando “dados incompletos”. Em quase nove horas ininterruptas de votação nesta sexta-feira, os cinco diretores do órgão aprovaram não só a Sputnik V, como também a indiana Covaxin, solicitada pelo governo federal.