Ceará começa a imunizar população geral contra a Covid-19 em julho deste ano

Estado avança para a Fase 4 do Programa Nacional de Imunização neste sábado, 29, contemplando professores da rede pública e do sistema privado de Educação

21:51 | Mai. 28, 2021

Por: Mateus Brisa
A Prefeitura de Fortaleza adiantou a lista de agendados de 5/6 até 11/6 para vacinação contra a Covid-19 (foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O Ceará vai começar a vacinar a população geral do Estado, com idades entre 18 e 59 anos, a partir de julho deste ano. A informação foi divulgada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), após o Ministério da Saúde liberar o início paralelo da vacinação para o público geral. Cada região do País deve avaliar sua situação para aplicar vacina na população geral, orientou a pasta.

No Ceará, a Sesa optou por avançar nesse sentido somente a partir de julho. Neste sábado, 29, o Estado dá início à Fase 4 do Programa Nacional de Imunização (PNI), contemplando trabalhadores da Educação do sistema público e privado. Mesmo com o avanço no PNI, o público das fases anteriores continua sendo agendado e vacinado de forma simultânea.

Para os profissionais da Educação, está prevista ordem de prioridade tendo em vista os níveis de ensino. Amanhã, estão previstos 300 profissionais da educação básica que moram na Capital cearense, “começando pelos da educação básica e priorizando os que possuem maior idade”, de acordo com o prefeito José Sarto (PDT).

Presentes em reunião da CIB acordaram ainda que as aplicações nos profissionais de Educação acontecerão nos municípios onde residem. Para serem vacinados, os agendados deste grupo precisarão assinar compromisso de retornar ao ensino presencial mediante imunização. O modelo de preenchimento da declaração de imunização está disponível clicando aqui.

Os níveis de ensino também serão considerados para a definição da prioridade, conforme a seguinte ordem: creches, pré-escolas, ensinos fundamental, médio e profissionalizante, além de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Superior. A meta do governo estadual é vacinar todos os profissionais da educação do Ceará até o mês de julho.

Segundo o governador Camilo Santana (PT), se a meta for atingida, retorno presencial será programado a partir do segundo semestre de 2021. “Claro que vai depender da quantidade de vacinas que o Estado receberá. Mas dentro da previsão que estamos planejando, é vacinar todos os profissionais da educação até o mês de julho”, explicou.

Possível retomada do ensino presencial conversa com a retomada econômica que vem ocorrendo no Estado. Ainda na noite de hoje, Camilo anunciou flexibilização das restrições nas regiões do Sertão Central, Litoral Leste e Jaguaribe, que passam a ter o mesmo nível de reabertura que já havia nas macrorregiões de Fortaleza e Sobral. Porém, as restrições se mantêm no Cariri, região que mais preocupa.