Maranguape começa a vacinar professores contra a Covid-19 e contempla mais de mil nesta quinta
O município é o primeiro do Ceará a imunizar educadoresMaranguape, município localizado a 26,6 quilômetros de Fortaleza, deu inicio nesta quinta-feira, 27, a vacinação de professores contra a Covid-19, sendo a primeira cidade do Ceará a imunizar o grupo. Conforme Secretária de Saúde da região, cerca de 1.200 educadores foram agendados para receber a aplicação hoje, processo que está sendo realizado por drive-thru tanto em postos de saúde dos distritos como no paço municipal.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O atendimento nos postos começou ainda pela manhã, entre as 8h às 11 horas, já a tarde teve inicio a vacinação no paço, localizado na sede do município. Estão sendo contemplados inicialmente os professores da educação básica (ensino infantil, fundamental e médio) com prioridade a docentes entre 47 e 59 anos. O requisito obedece recomendações dadas em nota técnica pelo Ministério Público do Ceará (MPCE).
| LEIA MAIS | Ceará soma 10,61% da população vacinada com as duas doses contra Covid-19
+ Ceará soma 10,61% da população vacinada com as duas doses contra Covid-19
O prefeito da cidade, Átila Câmera, esteve presente na ocasião e destacou a importância da imunização dos docentes, classificando o ato como um "primeiro passo" para que o ensino possa vim a retornar "pelo menos de forma híbrida" (parte de forma presencial e parte de forma remota). O gestor também informou que o município vai aguardar por novas remessas de vacinas para seguir com a vacinação dos docentes.
Para comprovarem que atuam como professores os contemplados precisaram apresentar documentos como "declaração da escola ou contracheque", e quem não teve acesso a veículos contou com a assistência da prefeitura para se transportar de forma gratuita até o local. Foi utilizado para esse fim o serviço de transporte por aplicativo Uber.
A cidade inicia a vacinação dos docentes logo após o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), ter incluído o grupo como prioritário na campanha de imunização. Demais cidades cearenses, como Fortaleza, aguardam pela reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que ocorre nesta sexta-feira, 28, e deve definir detalhes de como será o processo de imunização dos professores no Estado.
Confira fotos do momento: