Após Ministério da Saúde descartar variante no Ceará, Secretaria diz que não recebeu resultado
Caso suspeito no Estado foi notificado no dia 17 de maio pela Anvisa. Trata-se de um homem de 35 anos que saiu da Índia e desembarcou na Capital cearenseA Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou que ainda não recebeu o resultado do teste genético para confirmar a presença da variante B.1.617 em um homem de 35 anos, vindo da Índia, que embarcou na Capital cearense. Nessa quarta-feira, 26, Ministério da Saúde (MS) descartou o caso suspeito da variante indiana no Estado e no Distrito Federal (DF), mas a pasta diz que aguarda o laudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
O Ministério contabilizou, ao todo, sete casos da variante: são seis casos em São Luís, no Maranhão, e um em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. Outros três casos suspeitos são monitorados, em Minas Gerais e no Pará, e aguardam a conclusão de sequenciamento genético.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
LEIA MAIS | B.1.617: o que é e como age a variante indiana do coronavírus
A conclusão do laudo deve mostrar se há confirmação da variante indiana em território cearense. Em nota enviada ao O POVO, a Sesa informa que o prazo para a Fiocruz concluir as análises dos exames e laudos laboratoriais para rastreio de variante, por meio de vigilância genômica é até o fim deste mês. “A Vigilância Epidemiológica da Sesa permanece atenta para o monitoramento de novas notificações suspeitas", acrescenta. O caso suspeito da variante foi localizado em Fortaleza e notificado à Sesa no último dia 17 de maio.
LEIA MAIS | Estudo afirma que vacinas Pfizer e AstraZeneca são eficazes contra variante indiana
O homem desembarcou de avião na Capital cearense e seguiu direto para o isolamento preventivo. De acordo com informações da Sesa, ele realizou dois testes para detectar o coronavírus, nos dias 10 e 11 de maio, e ambos deram positivo. Uma semana depois, no dia 18 de maio, um novo teste não detectou a presença do vírus no organismo do viajante.
Segundo a Secretaria, o homem está em isolamento preventivo em um hotel que obedece protocolos rígidos de biossegurança e permanece sem sintomas. Ele veio da Índia com um colega de empresa, que também está sem sintomas e realizou testes nos dias 10 e 12 de maio, com resultados negativos.
O POVO procurou o Ministério da Saúde (MS), mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria.