Covid-19: tire dúvidas sobre repescagem da 3ª fase e início da 4ª fase
Mais de 51 mil pessoas que estão na 3ª fase dos grupos prioritários foram agendadas mas não compareceram ou não apresentaram documentação necessária
19:16 | Mai. 25, 2021
Fortaleza terá repescagem para vacinação de pessoas com comorbidades nestas quarta e quinta-feira, 26 e 27. A expectativa da Prefeitura é atender, nestes dois dias, mais de 51 mil pessoas que foram agendadas e não compareceram à sua convocação ou não apresentaram a documentação necessária para receber a vacina. Na quarta, a repescagem será para pessoas de 50 a 59 anos. Já na quinta, poderão comparecer pessoas na faixa de 18 a 49 anos.
O atendimento ocorrerá em oito locais: de 9h às 20 horas, no Centro de Eventos; e de 9h às 17 horas, na Arena Castelão, Shopping RioMar Fortaleza, Sesi Parangaba e nos quatro Cucas (Barra do Ceará; Jangurussu; José Walter e Mondubim). É preciso levar o comprovante do agendamento perdido e do atestado.
Leia mais
Pessoas com comorbidades, que estão na 3ª fase de vacinação, cadastradas na plataforma Saúde Digital, continuam sendo agendadas para a vacinação da Covid-19. Quem tem comorbidade e ainda não foi convocado deve conferir todos os dados e verificar se a comorbidade está especificada.
O imunizante que será aplicado nas repescagens de ambos os dias da AstraZeneca. Por isso, as gestantes e puérperas que perderam seu agendamento não devem se dirigir aos centros de vacinação nessas datas e precisam aguardar um momento posterior específico para seu atendimento. Conforme recomendações da Anvisa e da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), a aplicação desse imunizante no público-alvo citado segue suspensa.
Na sexta-feira, 28, as vacinas Pfizer e AstraZeneca voltarão a ser utilizadas. Para receber a dose, as pessoas agendadas deverão comparecer aos locais de imunização portando comprovante de endereço, comprovante de vacinação e atestado da comorbidade.
Fase quatro
A Capital começou nessa segunda-feira, 24, a quarta fase da vacinação contra a Covid-19. A nova etapa começa pelas pessoas em situação de rua, por meio de buscas ativas realizadas pela Prefeitura, e seguirá para outros grupos. Esta fase também é composta por professores das redes públicas e privadas e trabalhadores do setor de transporte.
Conforme a meta da 4ª fase de vacinação, deverão ser imunizados pelo menos 1.718 pessoas em situação de rua na Capital, 2.620 funcionários do Sistema de Privação de Liberdade e 1.621 pessoas da população privada de liberdade. Trabalhadores da educação do ensino básico e do ensino superior previstos na meta municipal somam 78.650.
Quem pode buscar a repescagem?
Pessoas na 3ª fase (com comorbidade ou deficiência) que foram agendadas e, por algum motivo, não puderam se vacinar contra a Covid-19 podem participar da repescagem conforme a seguinte divisão:
- Quarta-feira, 26: pessoas de 50 a 59 anos
- Quinta-feira, 27: pessoas de 18 a 49 anos
Quais os locais de vacinação da repescagem?
Locais e horários de vacinação nesta quarta e quinta-feira (26/05 e 27/05)
9h às 20 horas
- Centro de Eventos
9h às 17 horas
- Arena Castelão
- Shopping RioMar Fortaleza (Papicu)
- Sesi Parangaba
- Cuca Barra
- Cuca Jangurussu
- Cuca José Walter
- Cuca Mondubim
Tenho comorbidade e ainda não tive a vacinação agendada. O que fazer?
Pessoas com comorbidade cadastradas na plataforma Saúde Digital continuam sendo agendadas para a vacinação. Quem tem comorbidade e ainda não foi convocado deve conferir todos os dados e verificar se a comorbidade está especificada. Se as informações já foram conferidas e não há problemas, a orientação da pasta é esperar.
Como conferir e alterar informações no cadastro para a vacinação?
Cadastro pelo sistema Saúde Digital: vacinacaocovid.saude.ce.gov.br
1) Acesse o site vacinacaocovid.saude.ce.gov.br
2) Clique em “Já tenho cadastro” e faça login com CPF e senha
3) Verifique suas informações
4) Se necessário, edite e identifique corretamente sua comorbidade
5) Atualize seu cadastro
Telefone 0800 275 1475 - para pessoas que realizaram o preenchimento dos seus dados no sistema Saúde Digital e que não receberam confirmação do cadastro por e-mail poderem consultar a efetivação do cadastro.
Qual o laudo necessário para atestar comorbidade na 3ª fase?
O laudo deve ter menos de um ano e constar tanto o tipo quanto o grau da doença. Há modelos disponibilizados pela Secretaria da Saúde, mas o documento não precisa ser exatamente este desde que conste essas informações necessárias. São elas:
Nome do médico ou profissional de saúde da família
Nome do paciente
Tipo e grau da doença
Município
Data
Assinatura e carimbo do profissional
Quais os documentos necessários para imunização do público da 4ª fase?
- Pessoas em Situação de Rua: a Prefeitura de Fortaleza realiza busca ativa e cadastramento deste público, por meio de atividades intersetoriais entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS). A aplicação do imunobiológico ocorrerá nas pessoas que possuem Cadastro de Pessoa Física (CPF) e em locais de acolhimento municipal voltados para este público
- Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade: apresentar documento oficial com foto, CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS) e, de forma impressa, o comprovante de exercício da profissão no município de Fortaleza
- População Privada de Liberdade: documento oficial com foto e CPF
- Trabalhadores da Educação do Ensino Básico e Ensino Superior: os trabalhadores ativos, da rede pública e privada, que atuam em creche, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes, Educação de Jovens e Adultos (EJA), faculdades e universidades devem apresentar documento oficial com foto, CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS) e, de forma impressa, o comprovante de exercício da profissão no município de Fortaleza.
- Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas; Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário de Passageiros; Trabalhadores de Transporte Metroviário e Ferroviário; Trabalhadores de Transporte Aéreo; Trabalhadores de Transporte Aquaviário; Caminhoneiros; Trabalhadores Portuários; Trabalhadores Industriais e Trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos: apresentar documento oficial com foto, CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS), comprovante de endereço e, de forma impressa, o comprovante de exercício da profissão no município de Fortaleza.