Fortaleza começa quarta fase da vacinação; veja os documentos necessários

A nova etapa ocorrerá simultaneamente à vacinação do público prioritário da primeira, segunda e terceira fases. Fortaleza começou hoje, 24, a quarta fase imunizando pessoas em situação de rua

12:55 | Mai. 24, 2021

Por: Marília Freitas
Na reunião, MS/CONASS/CONASEMS na OPAS-OMS em Brasília, pactuaram o avanço na vacinação do Brasil (foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Com o início da imunização do público da quarta fase de vacinação contra a Covid-19, a Prefeitura de Fortaleza divulgou nesta segunda-feira, 24, a documentação necessária para os grupos prioritários se vacinarem. A nova etapa ocorrerá simultaneamente à vacinação do público prioritário da primeira, segunda e terceira fases.

LEIA MAIS | Vacinação em Fortaleza: todos com comorbidades estão agendados para segunda e terça (24 e 25)

A vacinação começará com pessoas em situação de rua e posteriormente seguirá para:

- Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade;

- População Privada de Liberdade;

- Trabalhadores da Educação do Ensino Básico (creche, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e Educação de Jovens e Adultos-EJA);

- Trabalhadores da Educação do Ensino Superior;

- Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas;

- Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário de Passageiros;

- Trabalhadores de Transporte Metroviário e Ferroviário;

- Trabalhadores de Transporte Aéreo;

- Trabalhadores de Transporte Aquaviário;

- Caminhoneiros;

- Trabalhadores Portuários;

- Trabalhadores Industriais;

- Trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.

Para ter acesso ao agendamento na quarta fase, assim como nas anteriores, é necessário realizar o cadastro na plataforma Saúde Digital. Durante a quarta fase, os agendados para receber a primeira dose do imunobiológico terão que apresentar, no ato de sua convocação, documentos comprobatórios como identificação original com foto, CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS) e comprovante de endereço.

LEIA TAMBÉM | Vacinação contra Covid-19: professores devem se cadastrar no Saúde Digital 

No caso de professores, por exemplo, os trabalhadores deverão apresentar documento oficial com foto, CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS) e, de forma impressa, o comprovante de exercício da profissão no município de Fortaleza. A prefeitura informou que as documentações podem sofrer alterações conforme as diretrizes e critérios normativos definidos pela Comissão Intergestores Bipartite do Estado do Ceará (CIB-CE).

Confira os documentos necessários para imunização do público da quarta fase

- Pessoas em Situação de Rua - a Prefeitura de Fortaleza realiza busca ativa e cadastramento deste público, por meio de atividades intersetoriais entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS). A aplicação do imunobiológico ocorrerá nas pessoas que possuem Cadastro de Pessoa Física (CPF) e em locais de acolhimento municipal voltados para este público

- Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade - apresentar documento oficial com foto, CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS) e, de forma impressa, o comprovante de exercício da profissão no município de Fortaleza

- População Privada de Liberdade - documento oficial com foto e CPF

- Trabalhadores da Educação do Ensino Básico e Ensino Superior - Os trabalhadores ativos, da rede pública e privada, que atuam em creche, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes, Educação de Jovens e Adultos (EJA), faculdades e universidades devem apresentar documento oficial com foto, CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS) e, de forma impressa, o comprovante de exercício da profissão no município de Fortaleza.

- Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas; Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário de Passageiros; Trabalhadores de Transporte Metroviário e Ferroviário; Trabalhadores de Transporte Aéreo; Trabalhadores de Transporte Aquaviário; Caminhoneiros; Trabalhadores Portuários; Trabalhadores Industriais e Trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos - apresentar documento oficial com foto, CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS), comprovante de endereço e, de forma impressa, o comprovante de exercício da profissão no município de Fortaleza.