Vacinação contra Covid-19: idade dos grupos prioritários é relacionada à comorbidade
Anúncio veio após dúvidas via telefone e nas transmissões diárias da pasta
11:41 | Mai. 20, 2021
A Secretaria Municipal de Fortaleza (SMS) esclareceu nesta quinta-feira, 20, dúvidas sobre as idades do público nas listas de vacinação contra a Covid-19. Segundo a coordenadora das Regionais em Saúde, Fabiana Sales, as comorbidades do público da terceira fase abrangem as idades de 18 a 59 anos. Ou seja, os agendados não têm relação com a idade, mas sim com as comorbidades que possuem.
Anúncio veio após dúvidas via telefone e nas transmissões diárias da pasta. "Lembrando que estamos na fase A, em que pessoas com Síndrome de Down, pessoas que estão fazendo hemodiálise, que tenham alguma deficiência permanente, puérperas e gestantes abrangem dos 18 aos 59 anos. Por isso, a listagem muitas vezes tem uma faixa menor do que 55 anos", explicou Fabiana.
Informação citada pela SMS vem dias após um grupo de pessoas anônimas divulgar o acompanhamento diário de números e funcionamento da vacinação da Covid-19 em Fortaleza. Segundo o coletivo, o intuito é buscar "fura-filas" ou outras formas de privilégio na imunização.
No âmbitos dos idosos, eles questionaram o porquê de algumas pessoas com idade igual ou inferior a 62 anos, mais jovens do que outros não listados, foram agendados. A SMS explica que o principal critério de convocação para D2 é o maior tempo de aplicação da D1, sendo a idade apenas um critério de desempate. Duas idosas foram convocadas com 22 e 21 dias de aplicação da D1, segundo o grupo anônimo.
À época, O POVO procurou a SMS para obter informações sobre os dados obtidos pelo grupo. A pasta informou que investigaria a suposta reconvocação e se manifestaria sobre o ocorrido em breve.