Covid-19: Ipu decreta lockdown e proíbe venda de bebidas alcoólicas
O estabelecimento ou imóvel que descumprir a medida será interditado e pode ser autuado em até R$ 50 mil
15:10 | Mai. 18, 2021
O município de Ipu, localizado à 249.75 quilômetros de Fortaleza, entrou em regime de isolamento social rígido nessa segunda-feira, 17. De acordo com o decreto municipal, publicado ontem, a decisão foi tomada após o número de casos de Covid-19 na região apresentar aumento e levar a um disparo do quantitativo de internações nas unidades médicas. O lockdown vale até o próximo dia 23 deste mês.
Dentre as determinações do documento, está a restrição da comercialização e do consumo em espaços públicos de bebidas alcoólicas, visando "controlar ocorrência de festas clandestinas". Com isso, em caráter de "excepcionalidade", fica proibida na cidade a venda e a distribuição desse tipo de produto no varejo, atacado ou mesmo por serviço de entrega até meia-noite do dia 24 deste mês.
LEIA MAIS | Nova onda de Covid-19 pode começar em junho no Brasil, dizem cientistas dos EUA
+ Covid-19: variante indiana é identificada em 51 países; um deles na América do Sul
"Em virtude da proibição da venda, circulação e distribuição de bebidas alcoólicas em todo o território do Município de Ipu, é de responsabilidade do estabelecimento comercial de serviço essencial isolar as mercadorias dos consumidores", destaca ainda a Prefeitura de Ipu.
O estabelecimento ou imóvel que descumprir a medida será interditado e pode ser autuado em até R$ 50 mil. Além disso, o equipamento também ficará "sujeito às sanções civis e criminais aplicáveis, respondendo solidariamente os proprietários, os representantes legais, os entregadores ou os consumidores, se for o caso".
A cidade já vinha adotando medidas de isolamento social, em conformidade com orientações do Estado. No entanto, a intensificação do regime e a adoção de ações mais rígidas foram decisões tomadas após os índices da pandemia na cidade apresentarem alta. O município registrava, até essa segunda-feira, 17, 4.216 casos confirmados, 68 óbitos e 15 internações. Os dados foram divulgados no site da Prefeitura.
> Clique aqui para ler documento
Confira publicação: