Laboratório particular em Fortaleza realiza testes para variantes da Covid
Exame pode ser realizado no pós-diagnóstico de Covid-19, ou seja, quando o paciente testar positivo para o vírus "nativo"
13:48 | Mai. 13, 2021
O Laboratório Mikros Anatomia Patológica, estabelecimento particular localizado na av. Barão de Studart, em Fortaleza, dispõe agora de testes para variantes da Covid-19. A novidade chegou ao estabelecimento nesta quinta, 12, e a testagem é capaz de identificar as variantes circulantes do Reino Unido e a da África do Sul/Brasil. O teste RT-PCR para variantes da doença custam R$ 450. Já o teste de anticorpo neutralizante para grupo de variantes sai por R$ 220.
Leia mais
-
Fiocruz alerta que incidência de Covid-19 mantém patamar elevado
-
Butantan entrega últimas doses e interrompe produção da CoronaVac
-
Covid-19: 88,4% das UTIs estão lotadas; internações caem por 3 semanas seguidas
-
Ceará recebe 103.750 doses da AstraZeneca e 70 mil doses da CoronaVac nesta quinta-feira, 13
O exame pode ser realizado no pós-diagnóstico de Covid-19, ou seja, quando o paciente testar positivo para o vírus "nativo". Quem já fez o RT-PCR para Covid-19 no laboratório pode realizar o exame com a amostra armazenada. Mesmo após o teste e o resultado, as medidas de prevenção contra a doença devem continuar.
LEIA TAMBÉM | BioNTech afirma que sua vacina não precisa de modificações para novas variantes
Uma das últimas variantes detectadas em solo brasileiro foi em Belo Horizonte, em abril. A nova cepa possui 18 mutações nunca antes descritas no Sars-CoV-2. Entre elas, estão algumas compartilhadas com as variantes brasileiras P1 (originada em Manaus) e P2 (Rio de Janeiro), com a sul-africana B.1.1.351 e com a britânica B.1.1.7. Todas elas estão associadas a uma maior transmissão do vírus.
Na rede pública, o Ceará chegou a marca de mais de dois milhões de exames realizados. Um total 2.021.846 testes foram feitos no Estado, que tem 727.045 casos confirmados da doença e 18.763 óbitos por Covid-19 até esta quinta-feira.