Restaurantes e comércio estarão abertos no fim de semana do Dia das Mães
Restaurantes, lojas, academias e igrejas funcionam no fim de semana com horário diversificado, confira como funcionamEste fim de semana, 8 e 9 de maio, marca o retorno do funcionamento de atividades comerciais aos fins de semana. O decreto estadual mais recente autoriza a abertura de lojas e restaurantes aos sábados e domingos, juntamente de outros setores que já tinham permissão para o funcionamento. A data coincide com o Dia das Mães, que deve impulsionar o comércio e o setor da alimentação para celebração da data.
A reabertura era restrita aos dias da semana até a decisão da sexta-feira, 30 de abril, quando o governo estadual decidiu interromper o isolamento social rígido, lockdown, durante o fim de semana. Segundo o titular da saúde do Estado, Dr. Cabeto, há tendência de queda tanto em relação aos casos quanto aos óbitos. Na Capital, o cenário é semelhante. Entretanto, o governador Camilo Santana ressaltou que o momento é de alerta e que as medidas de distanciamento social devem ser mantidas. "Não podemos relaxar. Os resultados estão mostrando que essas medidas têm sido importantes para diminuirmos os casos e consequentemente as mortes aqui no Estado", afirma Camilo.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
LEIA MAIS| Fim de semana de Dia das Mães será o primeiro com comércio e restaurantes abertos
Restaurantes
As famílias poderão comemorar a data do Dia das Mães em restaurantes de rua, que poderão funcionar aos sábados e domingos de 10h às 15 horas. Entretanto, o número de clientes deve ser limitado a seis pessoas por mesa. Não é permitido pessoas em pé, inclusive na calçada, nem formação de fila. Por isso, a indicação da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-CE), além da manutenção de medidas de distanciamento entre clientes e uso de álcool em gel, é que as pessoas procurem ir mais cedo aos estabelecimentos e que realizem reservas com antecedência.
Barracas de praia também poderão voltar a funcionar exclusivamente para a atividade de restaurante e com limitação em 40% da capacidade de atendimento simultâneo de clientes. Ainda é proibido o uso de piscinas e parques aquáticos.
Igrejas
Já para quem quiser comemorar de forma religiosa, as igrejas irão celebrar missas neste fim de semana. As celebrações presenciais têm imite de 25% da capacidade. O Estado mantém a recomendação para que as celebrações permaneçam sendo realizadas exclusivamente de forma virtual. Confira alguns horários:
LEIA MAIS| Novo decreto no Ceará: templos e igrejas poderão funcionar com até 25% da capacidade
Missa na Catedral Metropolitana de Fortaleza
Sábado às 12 horas
Domingo às 9 horas e 11 horas
Igreja da Prainha
Domingo às 7 horas
Igreja de São Pedro
Domingo às 8 horas
Igreja do Carmo
Matriz
Sábado às 7h30 e 17 horas
Domingo às 8 horas, 10 horas e 16 horas
Igreja de Fátima
Sábado às 6h30, 12 horas e 15 horas
Domingo às 7horas, 9 horas, 12 horas e 12 horas
Academias
As atividades de academias têm funcionamento no período das 6h às 18h, exclusivamente para a prática de atividades individuais por horário marcado. O limite de atendimento presencial simultâneo de clientes é de 25% da capacidade.
LEIA MAIS: Academias voltam a funcionar com 25% da capacidade a partir da segunda-feira, 26
Lojas
O setor espera um aumento das vendas tanto pelo Dia das Mães, quanto pelo retorno do funcionamento aos fins de semana. O comércio vai funcionar no sábado e domingo de 10h às 15 horas. Nos shoppings, o horário é diferenciado, de 12h às 17 horas.
Para quem pretende comprar os presentes ainda nesta sexta-feira, 7, o comércio funciona de 10h às 16 horas na rua e de 12h às 18 horas em shoppings centers.
Outros setores
As atividades consideradas essenciais e podiam funcionamento mesmo com o isolamento social rígido. São elas:
Farmácias; supermercados/congêneres; indústria; postos de combustíveis; hospitais e demais unidades de saúde e clínicas odontológicas e veterinárias para atendimento de emergência; laboratórios de análises clínicas; segurança privada; imprensa, meios de comunicação e telecomunicação em geral; oficinas em geral.
Fiscalização e segurança
Para evitar descumprimento das medidas de prevenção à disseminação do coronavírus, o Centro de Fortaleza terá reforço de 30% da força policial, com 300 policiais atuando nos dois dias. Além dos 150 guardas municipais que também vão atuar. Outras regiões do Estado também terão reforço na presença de agentes da segurança pública, para também coibir crimes como assaltos.
LEIA MAIS: Ceará terá policiamento reforçado para fiscalização no fim de semana do Dia das Mães
Áreas das redondezas de shoppings na Capital, Caucaia, Eusébio, Juazeiro do Norte, Sobral e Iguatu foram mapeadas e também vão receber policiamento com agentes em viaturas.