Lojas, restaurantes, igrejas e barracas de praia: veja o que reabre no fim de semana no Ceará

Reabertura ocorre após suspensão do lockdown aos sábados e domingos. Novo texto sinaliza toque de recolher durante toda a semana, mas com horários distintos

20:58 | Mai. 01, 2021

Por: Ítalo Cosme
Barracas de praia funcionam sob as mesmas regras válidas para restaurantes (foto: Barbara Moira)

Estabelecimentos comerciais e de serviços reabrem a partir do próximo final de semana após período de restrições e fechamento total. A autorização está no decreto 34.058 do governador Camilo Santana (PT), publicado neste sábado, 1º de maio (01/05). As novas configurações de funcionamento valem até próximo 9 de maio. O POVO separou os setores que retomam os trabalhos.

Ainda sob restrições de capacidade, horário e com medidas sanitárias estabelecidas contra a Covid-19, os locais reabrem após a suspensão de lockdown aos sábados e domingo. Com novo texto governamental, há toque de recolher das 20h às 5h de segunda a sexta-feira. Aos sábados e domingos, de 19h às 5h.

Confira decreto na integra: 

Veja:

Comércio e serviços

Estabelecimentos situados fora de shoppings, inclusive escritórios em geral, funcionarão durante a semana de 10h às 16h. Aos sábados e domingos, está permitido o funcionamento das 10h às 15h, com limitação de 40%.

Shoppings
Os empreendimentos funcionarão, inclusive os restaurantes neles situados, durante a semana das 12h às 18h. Porém, aos fins de semana podem abrir das 12h às 17h, observada a limitação de 40% do atendimento simultâneo.

Instituições religiosas

Estão permitidas as celebrações religiosas presenciais no Ceará aos fins de semana até as 17 horas. Deve ser respeitado limite de público até 25% da capacidade. Apesar da permissão, o decreto mantém recomendação para que as celebrações permaneçam sendo realizadas exclusivamente da forma virtual.

Academias

Com 25% da capacidade, os estabelecimentos podem funcionar para prática de atividades individuais de segunda a sexta-feira, de 6h às 18h, e no sábado e domingo, até as 15h ou, quando situadas em shopping, até as 17h, desde que o funcionamento se dê por horário marcado.

Restaurantes e Barracas de Praia

Barracas de praia seguem as mesmas normas que os restaurantes. Com tanto, está autorizada a abertura exclusivamente para a atividade de alimentação, devem obedecer às regras de protocolo sanitário previstas para o setor para alimentação fora do lar, com limitação em 40% de atendimento simultâneo de clientes. Funcionamento durante a semana: 10h às 16h. Aos fins de semana: 10h às 15h.

Autoescolas

As autoescolas poderão ministrar aulas práticas de direção veicular no horário de 6h às 18h, de segunda a sexta-feira, e de 6h às 15h, no sábado e domingo, desde que mediante prévio agendamento.

| VEJA MAIS | Novo decreto no Ceará: o que pode e o que não pode a partir de segunda, 3 de maio

 

| LEIA MAIS |

D2 em Fortaleza: sem doses, população vai a pontos de vacinação e sai sem ser imunizada

Com saques do auxílio e pendências no banco, filas se formam na Caixa Econômica

Médico acredita que 2ª dose da Coronavac pode ser tomada em até 6 semanas

Histórico

O governador havia determinado isolamento social rígido em todo Ceará há pouco mais de um mês, mas passou a flexibilizar atividades no último dia 12, determinando horário de funcionamento para setores econômicos e limitando capacidade de ocupação. A medida, contudo, só vale para os dias semanais, ficando sábado e domingo ainda sob regime de maior rigidez, chamado de lockdown.

Desde então, toda semana Camilo anuncia novas medidas relacionadas ao procedimentos de reabertura, mostrando resultado das ações. "O número de casos e óbitos segue com tendência de redução em Fortaleza e em algumas regiões do Ceará, mas o momento ainda exige muita atenção e cuidado", afirmou governador em uma das postagens realizadas durante esta semana nas suas redes sociais.

No último sábado, 24, foi anunciado o retorno do funcionamento de academias, com 25% da capacidade, assim como das barracas de praia, que abriram as portas novamente após ficarem 51 dias fechadas. Na ocasião, o lockdown foi mantido nos fins de semana, como forma de expressar a cautela necessária para o momento da pandemia.

O Ceará tem 89,5% dos leitos de UTI ocupados, de acordo com dados do Integrasus, ferramenta da Secretária da Saúde do Ceará (Sesa), desta sexta-feira, 30. Em relação às enfermarias, o índice é de 73,3%, considerando todas as unidades de saúde do Estado destinadas ao tratamento da Covid-19, tanto da rede pública como privada.