Decreto libera barracas de praias aos fins de semana apenas para alimentação
Apesar da permissão, o decreto veta parques aquáticos e outros entretenimentos
19:20 | Mai. 01, 2021
O decreto 34.058 do governador Camilo Santana (PT), publicado neste sábado, 1º de maio (01/05), autoriza o funcionamento de barracas de praia das 10h às 15 horas. Deve ser respeitado limite de público até 40% da capacidade. Porém, outros serviços dos estabelecimentos ainda estão suspensos. Portanto, devem funcionar sob as mesmas regras válidas para restaurantes comuns. As atividades durante a semana já estavam permitidas.
Com a ampliação, durante a semana, as barracas podem funcionar das 10h às 16h, também seguindo as regras de restaurantes.
O anúncio do novo decreto foi feito pelo governador Camilo Santana (PT) na noite de sexta-feira, 30 de abril (30/04).
Leia mais
| LEIA MAIS |
D2 em Fortaleza: sem doses, população vai a pontos de vacinação e sai sem ser imunizada
Com saques do auxílio e pendências no banco, filas se formam na Caixa Econômica
Médico acredita que 2ª dose da Coronavac pode ser tomada em até 6 semanas
Histórico
O governador havia determinado isolamento social rígido em todo Ceará há pouco mais de um mês, mas passou a flexibilizar atividades no último dia 12, determinando horário de funcionamento para setores econômicos e limitando capacidade de ocupação. A medida, contudo, só vale para os dias semanais, ficando sábado e domingo ainda sob regime de maior rigidez, chamado de lockdown.
Leia mais
Desde então, toda semana Camilo anuncia novas medidas relacionadas ao procedimentos de reabertura, mostrando resultado das ações. "O número de casos e óbitos segue com tendência de redução em Fortaleza e em algumas regiões do Ceará, mas o momento ainda exige muita atenção e cuidado", afirmou governador em uma das postagens realizadas durante esta semana nas suas redes sociais.
No último sábado, 24, foi anunciado o retorno do funcionamento de academias, com 25% da capacidade, assim como das barracas de praia, que abriram as portas novamente após ficarem 51 dias fechadas. Na ocasião, o lockdown foi mantido nos fins de semana, como forma de expressar a cautela necessária para o momento da pandemia.
O Ceará tem 89,5% dos leitos de UTI ocupados, de acordo com dados do Integrasus, ferramenta da Secretária da Saúde do Ceará (Sesa), desta sexta-feira, 30. Em relação às enfermarias, o índice é de 73,3%, considerando todas as unidades de saúde do Estado destinadas ao tratamento da Covid-19, tanto da rede pública como privada.