Segunda dose: idosos sem agendamento não devem ir a locais de vacinação
O alerta da Secretaria Municipal da Saúde é apenas para o dia assinalado no cartão de vacinaçãoAtualizada às 23h22min, após divulgação de novo posicionamento da SMS
Idosos que estejam com a segunda dose marcada e, no dia indicado no cartão, ainda não receberam agendamento, não devem se deslocar a um posto de imunização, mas sim aguardar que a pasta agende a imunização. A recomendação contraria o que divulgou a Secretária Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS) mais cedo. A pasta havia afirmado que idosos não agendados com a segunda dose programada para amanhã também deveriam ir aos centros de vacinação.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
LEIA MAIS: Ministério da Saúde inclui grávidas no grupo prioritário de vacinação
"Se eu, por ventura, não tiver recebido a mensagem e amanhã está no meu cartão lá que seria o meu dia da dose dois. Amanhã, você pode procurar qualquer um dos centros de vacinação que nós iremos aplicar a sua vacina", ressaltou a secretária adjunta da Saúde, Aline Gouveia. Ela explica que, mesmo com receio de não ser chamado, quem ainda tem um prazo maior para receber a segunda dose deve aguarda ser chamado por meio de agendamento, enviado por mensagem. A população pode conferir diariamente quem deve ser vacinado por meio das listas disponíveis no site da Prefeitura.
LEIA MAIS: Vacinação em Fortaleza: lista de agendados para esta quarta, 28 de abril (28/04)
"Eu estou com medo de não ser chamado, eu posso ir hoje, eu posso ir amanhã? Tem que aguardar o chamamento. E se, porventura, você não for chamado, na data que tá lá, você pode comparecer a qualquer um dos nossos pontos de vacinação", explicou a secretária. Ela reforçou ainda a importância da aplicação da segunda dose para garantir o processo de imunização.
Atualmente, idosos a partir de 60 anos estão sendo vacinados. Entretanto, maiores dessa faixa etária que, por alguma razão, não se cadastraram pode fazer o processo e serão vacinados. "São idosos acima, a partir, de 60 anos", ressaltou Gouveia.
A vacinação ocorre em dias regulares nos oito centros de vacinação da Capital (Cucas Barra, José Walter, Mondubim e Jangurussu, Centro de Eventos, Arena Castelão, shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy). O público é atendido por meio das modalidades drive-thru e pontos de acolhimento para vacinação.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente