Com poucas doses, Fortaleza vacinará apenas idosos agendados nesta quinta-feira
Mais cedo, a recomendação era que os idosos com vacinação da segunda dose marcada para amanhã fossem aos centros de imunização; ainda que não estivessem agendados nas listas da prefeitura
23:17 | Abr. 28, 2021
Nesta quinta-feira, 29, só devem comparecer aos centros de vacinação de Fortaleza os idosos que tiverem seus nomes divulgados nas listas da Prefeitura de Fortaleza ou tenham recebido mensagem confirmando o dia da imunização. A orientação, divulgada pela gestão municipal na noite desta quarta, 28, acontece em virtude da falta de vacinas para vacinação para as pessoas que estão com a aplicação da segunda dose atrasada. Há registro ainda de pessoas que o prazo de intervalo recomendado entre as aplicações acabaria amanhã, mas não estão na lista de agendados.
Leia mais
Leia Também | Ceará recebe lote com mais de 192 mil doses de vacinas nesta quinta-feira, 29
Mais cedo, a secretária adjunta da Saúde, Aline Gouveia, havia orientado que as pessoas fossem aos centros de vacinação para receber a segunda dose, mesmo sem o nome na lista. “"Se eu, porventura, não tiver recebido a mensagem e amanhã está no meu cartão lá que seria o meu dia da dose dois. Amanhã, você pode procurar qualquer um dos centros de vacinação que nós iremos aplicar a sua vacina", considerou.
Em entrevista ao O POVO no dia 13 deste mês, Erlemus Soares, coordenador da Rede da Atenção Primária e Psicossocial de Fortaleza, considerou que a aplicação da vacina deveria obedecer prazos determinados. “Em Fortaleza, a data da segunda dose tem sido antecipada para quem recebeu a CoronaVac, seguindo indicação de estudos. Nesse caso, a D2 tem sido adiantada para 21º dia após a aplicação da D1. Nos casos em que é utilizado o imunizante da AstraZeneca, não há antecipação da D2”, considerou.
A vacinação ocorre em dias regulares nos oito centros de vacinação da Capital ( Cucas Barra, José Walter, Mondubim e Jangurussu, Centro de Eventos, Arena Castelão, shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy). O público é atendido por meio das modalidades drive-thru e pontos de acolhimento para vacinação.