Novo decreto com medidas de isolamento será divulgado neste sábado
Setores da economia que ainda não reabriram, como academias e barracas de praia, estão na expectativa do anúncioAtualizada às 19h
O governador Camilo Santana (PT) deve fazer neste sábado, 24, o anúncio de um novo decreto com medidas para o enfrentamento da Covid-19 no Estado. Na manhã de ontem, sexta-feira, 23, o governador esteve reunido com o Comitê de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19 para avaliar os cenários da pandemia no Ceará. Após o novo decreto ser divulgado, as medidas deverão ser impostas a partir da próxima segunda-feira, 26 de abril.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
LEIA TAMBÉM: Casos de Covid-19 no Ceará diminuem 22,3% em sete dias
Em reunião agora com o comitê que delibera sobre o decreto estadual de enfrentamento à Covid. Estamos avaliando todos os cenários da pandemia no Ceará e discutindo as medidas do próximo decreto. (cont) pic.twitter.com/DteZDD8uQL
— Camilo Santana (@CamiloSantanaCE) April 23, 2021
Atualmente, está em vigor o decreto de retomada gradual da economia. Foram liberados os setores do comércio de rua e serviços, construção civil e instituições religiosas, com protocolos sanitários e restrição de horário e capacidade. No entanto, o sistema de lockdown segue valendo durante os fins de semana, ou seja, neste sábado, 24, e domingo, 25, a população deve se manter em isolamento social rígido.
Neste período, somente os estabelecimentos que oferecem serviços essenciais, como venda de alimentos, farmácias e de abastecimento de veículos podem manter o funcionamento de forma presencial.
Confiram os serviços que não funcionam neste sábado e domingo:
- Comércio de rua e serviços
- Shoppings
- Restaurantes
- Ensino infantil e fundamental de escolas na modalidade presencial
- Igrejas
- Academias
- Cinemas, museus e teatros
- Barracas de praia
- Espaços coletivos em condomínios
- Parques aquáticos e centros de lazer
Os estabelecimentos de alimentação e o comércio de rua e serviços podem operar apenas por sistema de delivery. É vedado, ainda, o funcionamento presencial de Instituições religiosas, devendo-se realizar as celebrações apenas de forma virtual.
LEIA TAMBÉM: Quixadá decreta lockdown após aumento de casos de Covid-19
O atual decreto em vigência foi iniciado no dia 12 de abril e prorrogado no último sábado, 17. As medidas devem valer até este domingo, 25 de abril. Até o momento, durante os dias comerciais, o toque de recolher foi mantido diariamente das 20 horas até às 5 horas.