Missas em Fortaleza vão continuar ocorrendo sem público presencial
O comunicado foi realizado neste domingo, 18, pela Arquidiocese de FortalezaA Arquidiocese de Fortaleza divulgou, neste domingo, 18, um comunicado informando que as celebrações nas comunidades católicas devem continuar ocorrendo apenas no formato virtual, por meio de transmissão. Conforme a instituição, as missas devem ser realizadas somente com o apoio das equipes de liturgia e sem a presença de fiéis, pelo menos até o dia 25 deste mês.
O órgão fez o anúncio prorrogando a decisão que já havia tomado há cerca de uma semana, quando um novo decreto estadual passou a valer e permitiu que o Ceará entrasse em uma fase de "flexibilização" para a retomada gradual da economia e volta de atividades que estavam proibidas.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Na ocasião, as instituições religiosas foram autorizadas a realizar atividades presencialmente, desde que obedecessem limites, mas o Governo do Estado recomendou que as celebrações desse porte seguissem sendo executadas "exclusivamente no formato virtual".
| LEIA MAIS |
Vacinação em Fortaleza: lista de agendados para domingo, 18 de abril
Nova defesa de mãe do menino Henry insiste em outro depoimento
Com isso, a Arquidiocese acatou recomendação e seguiu orientando que as missas fossem realizadas apenas por transmissão. No sábado, 17, o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), prorrogou o decreto que permitiu a realização presencial de atividades religiosas, mas a instituição decidiu seguir com a orientação de não praticá-la desse modo.
Conforme o decreto publicado ontem, para realizar as celebrações presenciais, as instituições religiosas precisam obedecer o "limite de 10% (dez por cento) da capacidade e as regras estabelecidas em protocolos sanitários, mantida, em todo caso, a recomendação para que as celebrações permaneçam sendo realizadas exclusivamente".
Leia documento na íntegra:
Diante do Decreto nº 34.037, de 17 de abril de 2021, do Governador do Estado do Ceará, que mantém no final de semana as medidas de isolamento social rígido contra a Covid-19 em todo o Estado, mantendo A Arquidiocese de Fortaleza, renova para o período de 19 a 25 de abril 2021 as medidas contidas na ORIENTAÇÃO DIANTE DO DECRETO DE 10 DE ABRIL DE 2021. As celebrações continuam sendo transmitidas virtualmente, somente com o apoio das equipes de liturgia e transmissão, sem a presença de público também sem alterações as indicações para às práticas de culto das Instituições Religiosas.
A Arquidiocese de Fortaleza, renova para o período de 19 a 25 de abril 2021 as medidas contidas na ORIENTAÇÃO DIANTE DO DECRETO DE 10 DE ABRIL DE 2021. As celebrações continuam sendo transmitidas virtualmente, somente com o apoio das equipes de liturgia e transmissão, sem a presença de público.
Sabemos o quanto a eucaristia é um tesouro para a vida cristã e o quanto este dom de Deus é espiritualmente estimado e desejado pelos fiéis católicos. Contudo, ressaltamos, que nossa autoridade Arquidiocesana não concedeu a permissão para a prática da distribuição da eucaristia no sistema “drive thru”, durante ou após as celebrações, em nossa Arquidiocese.