Retomada no Ceará: Diocese de Sobral decide continuar com missas sem público
A decisão afeta as 11 paróquias de Sobral, nas quais será permitida a entrada apenas liturgia e transmissões online. As outras 33 paróquias de Araras, de Acaraú e do Vale do Coreaú devem seguir as indicações de suas gestões municipais
22:51 | Abr. 12, 2021
A Diocese de Sobral anunciou em nota neste domingo, 11, que continuará realizando suas celebrações religiosas sem a presença de fiéis. A decisão afeta as 11 paróquias de Sobral, nas quais será permitida a entrada apenas das equipes responsáveis pela liturgia e pelas transmissões online.
As outras 33 paróquias de Araras, de Acaraú e do Vale do Coreaú devem, conforme a nota, seguir as indicações de suas respectivas gestões municipais e usar “do bom senso e da responsabilidade pastoral” no enfrentamento à pandemia de Covid-19.
Assinada pelo atual bispo Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, a nota divulgada pela Diocese considera o mais recente decreto do governo do Ceará, que estabelece retomada gradual dos serviços no Estado após um mês de isolamento social rígido como forma de contenção do coronavírus. Igrejas e outros locais de devoção poderão ter atividade presencial com até 10% da capacidade.
As atividades religiosas chegaram a ser liberadas no decreto anterior, por força de decisão do ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), que proibiu governadores de restringirem totalmente as atividades religiosas. Assim, algumas igrejas em Fortaleza retomaram os cultos presenciais. A decisão, porém, foi derrubada pelo plenário na última quinta-feira, 8.
Haverá toque de recolher de 20 horas às 5 horas da manhã e, nos finais de semana, haverá lockdown - ou seja, apenas atividades essenciais poderão funcionar no sábado e no domingo. A abertura dos comércios será gradual. Algumas atividades seguirão completamente restritas.