Reitores de universidades cearenses assinam nota conjunta "em defesa da vida"

No documento, gestores de Uece, UVA, Urca, IFCE e UFCA repudiam ameaças de morte ao governador Camilo Santana e defendem medidas de combate à pandemia

19:43 | Abr. 03, 2021

Por: Bemfica de Oliva
Provas da primeira fase seriam realizadas no fim de maio. Nova data provável é no dia 13 de junho de 2021. (foto: Barbara Moira)

Os reitores da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), da Universidade Regional do Cariri (URCA), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e da Universidade Federal do Cariri (UFCA) publicaram neste sábado, 3, nota conjunta "em defesa da vida". No documento, os gestores repudiaram as ameaças de morte feitas ao governador do Ceará, Camilo Santana.

É a segunda nota do tipo publicada pelas instituições em menos de um mês. Entre as universidades públicas cearenses, a Universidade Federal do Ceará (UFC) foi a única que não assinou o documento atual.

No texto, as instituições também se colocam à disposição para apoio com estrutura física e com "expertise científica e intelectual" nas ações de enfrentamento à pandemia de Covid-19. Elas defendem ainda "medidas de enfrentamento ao coronavírus baseadas na ciência" e "o diálogo amplo e aberto com os diversos setores da sociedade".

O documento encerra reafirmando a "luta incessante contra o negacionismo e o obscurantismo, pela preservação da vida".

Confira a nota em defesa da vida assinada por UVA, Urca, Uece, IFCE e UFCA

Nota em defesa da vida

Os reitores da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), da Universidade Regional do Cariri (URCA), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e da Universidade Federal do Cariri (UFCA) vêm a público manifestar seu apoio incondicional à vida e à ciência. No esteio desse posicionamento, repudiamos as recentes ameaças de morte direcionadas ao Governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, em virtude da manutenção de medidas sanitárias, para salvar vidas, no combate à Covid-19.

Em um momento marcado pela mais grave crise sanitária dos últimos tempos, solidarizamo-nos com o governador e reafirmamos nosso apoio às medidas de enfrentamento ao coronavírus baseadas na ciência, ao diálogo amplo e aberto com os diversos setores da sociedade e às ações de assistência social e de apoio financeiro direcionadas, principalmente, às populações mais vulneráveis. Solidarizamo-nos, também, com as famílias que enfrentam perdas e que se encontram em dificuldade nesse momento tão delicado.

Na oportunidade, colocamo-nos, novamente, à inteira disposição do estado no combate à pandemia. Disponibilizamos nossa estrutura física e de equipamentos para quaisquer ações necessárias, como a vacinação da população e o armazenamento de insumos. Temos, também, grande expertise científica e intelectual, que se reflete em pessoal altamente qualificado para atuar na atenção de saúde às pessoas e na educação para a saúde e o autocuidado.

Seguimos firmes, ao lado da sociedade cearense, na luta incessante contra o negacionismo e o obscurantismo, pela preservação da vida.

Prof. Dr. Fabianno Cavalcante de Carvalho
Reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Prof. Dr. Francisco do O’ de Lima Júnior
Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA)

Prof. Me. Hidelbrando dos Santos Soares
Reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Prof. Dr. José Wally Mendonça Menezes
Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Prof. Dr. Ricardo Luiz Lange Ness
Reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA)