Médico urologista e professor da UFC, Ariel Scafuri morre por Covid-19
Durante a pandemia, Ariel foi responsável pela doação de EPIs para a Universidade Federal do Ceará e unidades de saúde da Capital. Ele era reconhecido pela sua atuação tanto na academia quanto no atendimento médicoO médico urologista Ariel Gustavo Scafuri, professor de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), morreu nesta sexta-feira, 2, em decorrência da Covid-19. Nascido em Buenos Aires, na Argentina, ele tinha 51 anos de idade e estava internado em leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) há alguns dias. Uma equipe médica de São Paulo veio a Fortaleza para tentar salvá-lo, mas ele não resistiu.
O professor da UFC João Macêdo, colega de Ariel na Faculdade de Medicina, falou sobre a sua atuação “muito marcante” na universidade e como médico na Capital. “Era um professor com potencial muito grande, cooperava ativamente para as discussões e atividades do curso. Conhecia muito de anatomia, era muito interessado nas temáticas de educação médica, um grande profissional”, considerou.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
- Professor da Unichristus e ex-médico do Fortaleza morre na UTI com complicações da Covid-19
- Destaque da cardiologia cearense, Cláudio Falcão morre após complicações da Covid-19
Ariel mediou, em junho de 2020, a doação de 1.500 face shields para auxiliar no combate ao coronavírus na UFC, por meio do Grupo de Apoio aos Médicos e Agentes de Saúde (Gama). Na época, o mundo ainda enfrentava a escassez dos equipamentos para proteção individual. Ele também chegou a doar os insumos para unidades de saúde da Capital, como o Instituto Dr. José Frota (IJF) e o Frotinha. “É uma enorme satisfação poder servir de canal para disponibilizar esse material à Universidade”, disse o professor.
Colegas de Ariel do Departamento de Morfologia da Faculdade de Medicina da UFC lamentaram, em nota conjunta, o falecimento do professor. “Sua inteligência era ímpar e suas ideias inspiradoras. Suas ponderações sempre foram acolhidas com muita atenção na solução e no andamento dos estudos da graduação e da pós-graduação”, afirmam os professores.
Em nota, a Faculdade de Medicina da UFC também manifestou “profundo pesar” pelo falecimento do médico, reconhecendo sua “importante atuação” como docente da instituição e a “valiosa contribuição à formação de profissionais médicos do Estado do Ceará”. Ariel era professor da instituição desde 2002 e tinha pós-doutorado na área de cirurgia urológica pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Leia íntegra da nota divulgada pelo Departamento de Morfologia:
O Departamento de Morfologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará recebe hoje com muito pesar a notícia do falecimento do Prof. Dr. Ariel Gustavo Scafuri, médico, urologista e professor em Anatomia Humana do Departamento desde 2002 onde foi chefe durante a gestão 2011- 2014.
Prof. Ariel Scafuri nasceu em 4 de novembro de 1969 na cidade de Buenos Aires, Argentina. Graduou em Medicina na Universidade de São Paulo onde se especializou em Cirurgia Geral, Urologia, tendo concluído o doutorado na área de Urologia em 19 de dezembro de 2000. Atualmente era Professor Titular de Anatomia Humana do Departamento de Morfologia.
Por vários anos exerceu com muita dedicação a função de servir à augusta escola de Medicina (UFC) com renovação. Sua inteligência era ímpar e suas ideias inspiradoras. Suas ponderações sempre foram acolhidas com muita atenção na solução e no andamento dos estudos da graduação e da pós-graduação.
Neste momento de dor, diante do mistério da morte, o Departamento de Morfologia se une a toda Faculdade de Medicina em oração na súplica ao Bom Deus que receba este filho amado na eternidade e que as esperanças cristãs confortem o coração de todos os familiares e amigos do Prof. Ariel Scafuri.