Médico urologista e professor da UFC, Ariel Scafuri morre por Covid-19
Durante a pandemia, Ariel foi responsável pela doação de EPIs para a Universidade Federal do Ceará e unidades de saúde da Capital. Ele era reconhecido pela sua atuação tanto na academia quanto no atendimento médico
19:13 | Abr. 02, 2021
O médico urologista Ariel Gustavo Scafuri, professor de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), morreu nesta sexta-feira, 2, em decorrência da Covid-19. Nascido em Buenos Aires, na Argentina, ele tinha 51 anos de idade e estava internado em leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) há alguns dias. Uma equipe médica de São Paulo veio a Fortaleza para tentar salvá-lo, mas ele não resistiu.
O professor da UFC João Macêdo, colega de Ariel na Faculdade de Medicina, falou sobre a sua atuação “muito marcante” na universidade e como médico na Capital. “Era um professor com potencial muito grande, cooperava ativamente para as discussões e atividades do curso. Conhecia muito de anatomia, era muito interessado nas temáticas de educação médica, um grande profissional”, considerou.
- Professor da Unichristus e ex-médico do Fortaleza morre na UTI com complicações da Covid-19
- Destaque da cardiologia cearense, Cláudio Falcão morre após complicações da Covid-19
Ariel mediou, em junho de 2020, a doação de 1.500 face shields para auxiliar no combate ao coronavírus na UFC, por meio do Grupo de Apoio aos Médicos e Agentes de Saúde (Gama). Na época, o mundo ainda enfrentava a escassez dos equipamentos para proteção individual. Ele também chegou a doar os insumos para unidades de saúde da Capital, como o Instituto Dr. José Frota (IJF) e o Frotinha. “É uma enorme satisfação poder servir de canal para disponibilizar esse material à Universidade”, disse o professor.
Colegas de Ariel do Departamento de Morfologia da Faculdade de Medicina da UFC lamentaram, em nota conjunta, o falecimento do professor. “Sua inteligência era ímpar e suas ideias inspiradoras. Suas ponderações sempre foram acolhidas com muita atenção na solução e no andamento dos estudos da graduação e da pós-graduação”, afirmam os professores.
Em nota, a Faculdade de Medicina da UFC também manifestou “profundo pesar” pelo falecimento do médico, reconhecendo sua “importante atuação” como docente da instituição e a “valiosa contribuição à formação de profissionais médicos do Estado do Ceará”. Ariel era professor da instituição desde 2002 e tinha pós-doutorado na área de cirurgia urológica pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Leia íntegra da nota divulgada pelo Departamento de Morfologia:
O Departamento de Morfologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará recebe hoje com muito pesar a notícia do falecimento do Prof. Dr. Ariel Gustavo Scafuri, médico, urologista e professor em Anatomia Humana do Departamento desde 2002 onde foi chefe durante a gestão 2011- 2014.
Prof. Ariel Scafuri nasceu em 4 de novembro de 1969 na cidade de Buenos Aires, Argentina. Graduou em Medicina na Universidade de São Paulo onde se especializou em Cirurgia Geral, Urologia, tendo concluído o doutorado na área de Urologia em 19 de dezembro de 2000. Atualmente era Professor Titular de Anatomia Humana do Departamento de Morfologia.
Por vários anos exerceu com muita dedicação a função de servir à augusta escola de Medicina (UFC) com renovação. Sua inteligência era ímpar e suas ideias inspiradoras. Suas ponderações sempre foram acolhidas com muita atenção na solução e no andamento dos estudos da graduação e da pós-graduação.
Neste momento de dor, diante do mistério da morte, o Departamento de Morfologia se une a toda Faculdade de Medicina em oração na súplica ao Bom Deus que receba este filho amado na eternidade e que as esperanças cristãs confortem o coração de todos os familiares e amigos do Prof. Ariel Scafuri.