Espera na fila de vacinação chega a 2 horas neste domingo em Fortaleza
Conforme relatos, muitas pessoas estão chegando ao local de vacinação antes do horário marcado, o que tem gerado filas e longa espera na entrada das unidades. A Secretária da Saúde pede que idosos levem apenas um acompanhante para evitar aglomeração
17:45 | Mar. 28, 2021
O mutirão de vacinação contra a Covid-19 em Fortaleza neste domingo, 28, tem diversos registros de filas e aglomeração na entrada de locais de vacinação. Na policlínica Dr. José Eloy da Costa Filho, próximo ao terminal do Siqueira, idosos aguardaram quase duas horas para receber o imunizante, mesmo chegando no horário marcado. Algumas aglomerações foram causadas, principalmente, pela chegada antes do horário indicado, prejudicando o esquema de agendamentos planejado. A Secretária da Saúde pede que idosos cheguem no horário agendado e levem apenas um acompanhante.
A vacinação de Maria Regina, 70, estava marcada para 14 horas mas ela precisou aguardar na fila e só conseguiu se vacinar às 15h50min. "A gente chegou uns 15 minutos antes. Que foi o tempo de dar a volta, parar e ir pra fila. O problema não são os profissionais. Tinha pessoas da saúde, guardas municipais e atendentes, orientando a fila", relata Marcos Cavalcante, que levou a mãe para a imunização. Ele diz que o problema foi a grande quantidade de pessoas no mesmo horário.
"As pessoas fizeram filas paralelas do pessoal que estava (marcado) às 14h. Algumas pessoas das 15h estavam na fila das 14h e tava tendo confusão. Começou a chegar gente das 16h para tentar se antecipar. Juntou o pessoal das 14h, 15h, 16h e gerou todo esse tumulto", explica. Conforme relatos do local, alguns idosos e acompanhantes se deslocaram à unidade de ônibus. Ele considera que a meta de pessoas que "tentaram vacinar ao mesmo tempo" também contribuiu para o tumulto.
Leia mais
Houve diversos registros de filas na entrada de unidades principalmente postos de saúde na manhã de hoje. Outros relatos, no entanto, dão conta que a imunização transcorreu dentro da normalidade, com pouca fila e atendimento rápido.
Conforme a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), para manter a organização e a segurança de todos, o mutirão esquematiza os agendamentos distribuindo em diferentes horários ao longo do dia, em vários centros de vacinação, para descentralizar o atendimento. Por isso, a pasta "reforça a importância de que os idosos compareçam ao seu local de vacinação apenas no seu horário agendado e levando somente um acompanhante".
Locais de vacinação
A vacinação deste fim de semana em Fortaleza conta com agendamentos para 42 postos de saúde, três policlínicas e quatro centros de vacinação (Shopping Riomar Kennedy, Riomar Papicu, Arena Castelão e Centro de Eventos).
Segunda fase
O Ceará recebeu, na última sexta-feira, 26, outras 158 mil doses de vacina contra a Covid-19. A segunda fase da campanha de vacinação contra o coronavírus em idosos com idade entre 69 e 74 anos segue paralelamente em Fortaleza.
Serviço
A Prefeitura continua organizando a vacinação por agendamento, a partir daqueles que já realizaram o cadastro na plataforma Saúde Digital, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). Todos os idosos entre 60 e 74 anos precisam se cadastrar.
Se você já se cadastrou no sistema, porém, não recebeu a confirmação por e-mail, pode consultar se seu cadastro foi realmente efetivado por meio do telefone 0800 275 1475. Com o cadastro efetivado, o agendamento é posteriormente realizado pela Prefeitura e o idoso receberá uma mensagem via WhatsApp e e-mail com a data, o horário e o local da sua vacinação.