Idosa se vacina um dia após morte de marido que havia planejado ir com ela receber a dose
Na manhã deste sábado dona Tecla Ferreira, 73, foi sozinha receber a primeira dose do imunizante. O marido veio a óbito em decorrência do Coronavírus na madrugada de sexta, 19Na manhã deste sábado, em Caucaia, os idosos a partir de 72 anos começaram a tomar a primeira dose do imunizante contra a Covid-19. Nas longas filas estava Tecla Ferreira, de 73 anos. Ela e o marido haviam combinado de ir se vacinar na manhã deste sábado, 20. Para ele, todavia, não deu tempo. Luzardo Arruda morreu na madrugada de sexta-feira, 19, aos 86 anos, após ter contraído coronavírus.
LEIA MAIS | Caucaia começa a vacinar quem tem a partir de 72 anos e tem longas filas
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Casados há 58 anos, há 6 meses eles moravam num sítio em Coité Matões. A mudança foi ideia do marido, justamente como medida de proteção para manter o isolamento. "Para fugir dessa doença desgraçada", pontua Tecla, com tristeza. "Estávamos lá isolados e ele me dizia: 'Eu acho que vou tomar logo essa vacina, tão dizendo que tá dando resultado'. Aí ficou justinho pra virmos hoje juntos tomar a vacina", completa.
Luzardo fazia parte do grupo de risco e tinha cardiomegalia, popularmente conhecida como "coração crescido". Ele havia sido diagnosticado com o Covid-19, mas estava com sintomas leves. Pela orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), com diagnóstico positivo, ele de todo modo não deveria receber a vacina hoje.
Na noite de quinta, como de rotina, Luzardo tomou os remédios do coração e foi se deitar. De madrugada, ela acordou com o barulho, que ela achava ser do ronco do marido. Quando constatou, ele já estava morto.
Vacinação
Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, começou a vacinar idosos a partir de 72 anos neste sábado, 20. No modelo drive-thru, longa filas e formou e foi preciso instalar um novo posto de vacinação para quem foi a pé diante da grande demanda. Idosos foram encaminhados ao Grêmio de Recreio e Estudos de Caucaia( Grec), para desafogar o atendimento na Igreja Matriz do Município.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente