Fila de ambulâncias se forma para transferências de pacientes do Hospital Municipal de Pacatuba
Nas últimas 72 horas, foram realizadas 25 transferências na Cidade. Atualmente, 13 pessoas com Covid-19 ainda esperam para serem transferidos na CidadeUm engarrafamento de ambulâncias se formou na frente do Hospital Municipal de Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), nesta segunda-feira, 15. Vídeo recebido por O POVO mostra seis veículos parados na frente da unidade hospitalar, sendo cinco do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e um da Prefeitura.
A Secretaria de Saúde do Município (SMS) confirmou o ocorrido, que começou por volta das 7h40min e se estendeu até 11 horas. Conforme a pasta, as ambulâncias estavam posicionadas para realizar transferências já previstas de pacientes. Nas últimas 72 horas, foram realizadas 25 transferências na Cidade.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"Devido à ampliação dos leitos de UTI por parte do Estado, o município realizou as transferências que já estavam na central de regulação. Para realizar a transferência dos pacientes, cada paciente é transportado por ambulâncias de forma individual, a fim de reduzir o risco de transmissibilidade da infecção. O procedimento segue o protocolo de Saúde", explica a secretaria em nota.
Pacatuba dispõe de 36 leitos isolados para Covid-19, dos quais 13 estão ocupados. Não há leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na Cidade. De acordo com a Prefeitura, os outros 23 leitos disponíveis na rede pública funcionam de forma rotativa por causa da demanda.
Todos os pacientes internados com Covid-19 em Pacatuba aguardam serem transferidos aos hospitais de referência do Estado. "Desse quantitativo são 8 pacientes de perfil UTI, sendo 3 entubados e outros 5 em enfermaria. Os pacientes são monitorados e seu quadro clínico é atualizado a todo momento", diz a nota.
Demanda de outros locais
A SMS de Pacatuba ainda ressalta que a equipe técnica de saúde está em "constante contato com a central de leitos para garantir, dentro da possibilidade, a transferência dos mesmos". O órgão municipal também salienta que "a todo momento" a Cidade recebe, além dos residentes, "pacientes de outras localidades, então há uma grande demanda, que é rotativa".
Desde sábado, 13, o Ceará está em lockdown para tentar reduzir a transmissão de Covid-19 no momento em que o cenário epidemiológico se agrava, pressionando os sistemas de saúde. Porém, Pacatuba está em isolamento social rígido desde o dia 5 de março, limitando o funcionamento de atividades não essenciais.
A Cidade tem 3.396 casos confirmados de internação pelo coronavírus, 111 óbitos pela doença e 321 casos em investigação, de acordo com a plataforma IntegraSUS, da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa). Existem ainda 2.705 pessoas recuperadas da Covid-19.