Como fazer o Cartão do SUS para o cadastro de vacinação contra Covid-19 no Ceará
Pré-cadastro para fazer o Cartão do SUS pode ser feito online, mas é necessário ir a uma unidade de saúde no Ceará para emitir o cartão; plataforma Saúde Digital pede número do documento
15:25 | Mar. 12, 2021
O Governo do Estado liberou nesta quinta-feira, 11, o cadastro de todos os moradores do Ceará com 18 anos ou mais na plataforma Saúde Digital, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), para recebimento da vacina contra a Covid-19. Um dos documentos pedidos para a inscrição no site é o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS), também conhecido como Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Embora o cadastro não seja obrigatório - ao contrário do informado em mensagem falsa que circula desde essa quarta-feira, 10 - realizar a inscrição na plataforma é necessário para pessoas que estejam nos grupos prioritários para vacinação, e será exigido para agendamento da imunização tanto para pessoas nestas categorias quanto para a população em geral.
Usuários do sistema público de saúde, como a população que recebe atendimento médico nos postos de saúde e no Programa de Saúde da Família (PSF), já possuem o CNS. Quem utilizou serviços SUS somente para aplicação de vacinas e serviços de emergência, como hospitais públicos e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), no entanto, precisa realizar o cadastro, pois estes serviços não são vinculados ao CNS.
Como fazer o Cartão Nacional de Saúde (Cartão do SUS) com pré-cadastro online
1. Verifique se você já possui cadastro do CNS
O primeiro passo, para evitar inscrições duplicadas, é verificar se a pessoa já possui o cadastro da CNS no SUS. Para isto, é necessário ter um login na plataforma unificada do governo (gov.br), que pode ser criado neste link.
Em seguida, acesse o Portal de Saúde do Cidadão ou baixe o aplicativo Conecte SUS, disponível para iPhone e Android. Entre no site ou no aplicativo com o login da plataforma gov.br. Caso exista um cadastro da CNS no SUS, o usuário poderá verificar o número e, se desejar, anotá-lo. A versão digital do Cartão do SUS é aceita da mesma forma que a impressa.
2. Realize o pré-cadastro do Cartão do SUS pela plataforma Conecte SUS
Caso não haja inscrição do usuário no SUS, pelo próprio Portal de Saúde do Cidadão ou pelo aplicativo Conecte SUS é possível realizar o pré-cadastro online. Neste caso, serão solicitados documentos para a inscrição, mas é necessário anotar o número de protocolo para concluir o processo presencialmente.
3. Compareça a uma unidade de saúde para concluir o cadastro do Cartão do SUS
Com os documentos em mãos e o número do protocolo, vá a uma unidade de saúde e solicite o atendimento para concluir o cadastro. Os documentos fornecidos serão conferidos com os informados na inscrição, e o Cartão do SUS será emitido.
Por motivos de segurança, somente unidades de saúde da rede pública podem concluir o cadastro do Cartão do SUS. Atualização de dados cadastrais, como mudanças de nome ou endereço, também são feitas obrigatoriamente nestes locais, não podendo ser realizadas pela internet.