Pacientes com Covid de cidades vizinhas ao Eusébio recorrem ao município para conseguir atendimento
Prefeito da cidade comentou que o registro foi atípico, já que a média de atendimento na unidade de pronto atendimento do município é de 4 a 5 internados por dia pela doença
14:03 | Mar. 07, 2021
Pacientes com Covid-19 de cidades vizinhas ao município de Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), recorreram à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município para conseguir atendimento. A situação ocorreu na última sexta-feira, 5, onde dos 13 pacientes internados pela doença na unidade, sete eram de municípios vizinhos, incluindo Fortaleza.
A Capital chegou a registrar, na sexta, 94,98% na taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pela doença, segundo a plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Conforme o prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves, o município está preparado para o atendimento de toda a população e pessoas de cidades próximas, caso necessário.
Ainda segundo o gestor, toda a equipe médica e de paramédicos da UPA atenderam todos os pacientes. “Não faltou um item, nem de medicamentos, nem de oxigênio, nem material médico hospitalar e muito menos de cateter, máscara e respirador necessário”, disse.
Leia Também | Fortaleza e mais 26 cidades decretam lockdown para conter casos da Covid-19 no Ceará
O prefeito também comentou que o registro foi atípico, já que a média de atendimento na unidade de pronto atendimento do município é de 4 a 5 internados por dia pelo o novo coronavírus. O POVO procurou a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) para explicar a procura no atendimento no município e aguarda resposta.
Medidas contra a Covid-19
Em vídeo divulgado nas redes sociais, nesse sábado, 6, o prefeito do Eusébio ressaltou as medidas do decreto municipal para conter o avanço do novo coronavírus na cidade. O documento que entrou em vigor na sexta-feira, 5, e segue até o dia 15 de março, proíbe a circulação de pessoas nas ruas em horário determinado no documento, suspensão de festas, proibição no funcionamento de espaços públicos e renovação das barreiras sanitárias nas vias da cidade para controlar o deslocamento desnecessário dos moradores do município.
“Chamo todos vocês para os cuidados que devemos ter nesse enfrentamento ao coronavírus, no momento em que todo o Brasil está sufocado, está em situação pior do que o ano passado, na grande escalada de maio em 2020. Vamos todos juntos fazer uma corrente, fazer o nosso papel evitando a doença e dessa maneira nós iremos vencer essa batalha”, disse o prefeito Acilon Gonçalves.