Primeira noite de lockdown tem 17 ações da Agefis; feiras são encerradas neste sábado
A realização de atividades que promovam aglomerações, como feiras, segue proibida até o dia 18 de marçoA primeira noite de isolamento social mais rígido, o lockdown, em Fortaleza teve 17 ações realizadas pela Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis). Na última sexta, 5, as ações resultaram na emissão de um auto de infração e uma apreensão de paredão de som no bairro Jangurussu. Segundo a pasta, não foram constatadas irregularidades nos demais locais fiscalizados.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Ainda neste sábado, 6, a Agência reforçou a fiscalização de espaços onde ocorriam tradicionalmente as feiras livres: foram encerradas duas feiras irregulares nos bairros Messejana e São Cristóvão. A realização dessas atividades segue proibida até o dia 18 de março.
Neste sábado, 6, a Agefis encerrou duas feiras irregulares nos bairros Messejana e São Cristóvão. pic.twitter.com/7qdLK8fJ9Q
— O POVO Online (@opovoonline) March 6, 2021
Segundo o diretor de Operações da Agefis, Reginaldo Araújo, as ações da pasta já são feitas antes mesmo do início da feira. Já em feiras que já estão montadas, os comerciantes são conscientizados a ficarem em casa e recebem máscaras de algodão por parte da Agefis.
Agefis vem realizando ações contra aglomerações e descumprimentos ao decreto de lockdown na Capital. pic.twitter.com/zERJFCzbhM
— O POVO Online (@opovoonline) March 6, 2021
As ações são realizadas por meio de denúncias e busca ativa nos estabelecimentos comerciais e logradouros públicos, visando o cumprimento das medidas sanitárias de prevenção à Covid-19. As fiscalizações contam também com a participação da Inspetoria de Proteção Ambiental (Ipam), da Guarda Municipal de Fortaleza (GMFor), da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA).
Para denúncias de aglomerações e outros desrespeitos ao decreto, a Agefis atende pelos canais 156, pelo aplicativo Fiscalize Fortaleza e pelo site denuncia.agefis.fortaleza.ce.gov.br. Confira aqui como denunciar infrações durante o lockdown em Fortaleza.
Lockdown em Fortaleza
Fortaleza entrou em 14 dias de lockdown a partir de sexta-feira, 5 de março (05/03). Na quinta, 4, o decreto com as regras sobre o que funciona na Cidade foi divulgado. O isolamento social rígido vale de sexta-feira, 5 de março (05/03) até 18 de março (18/03).
Veja as regras para as várias atividades:
Entenda o novo lockdown decretado em Fortaleza
O lockdown em Fortaleza começa a partir da meia-noite (0 hora) de sexta-feira, 5. É a segunda vez que o confinamento é adotado na capital cearense. A medida foi anunciada na noite de quarta-feira, 4, em pronunciamento nas redes sociais, pelo governador Camilo Santana (PT) ao lado de José Sarto (PDT), prefeito da cidade, e do secretário da Saúde do Estado, Dr. Cabeto.
No novo decreto, os setores da indústria e da construção civil foram considerados essenciais pelo Governo do Estado e, portanto, não devem ter as atividades interrompidas. Durante o período, a serem mantidas as regras anteriores, academias e igrejas não podem abrir ao público. Serviços e estabelecimentos poderão funcionar desde que exclusivamente por serviço de entrega, inclusive por aplicativo.
A medida ocorre após a imposição de dois toques de recolher. O primeiro limitou a circulação entre 22h e 5 h em todo o Estado. Depois, as autoridades estaduais ampliaram a restrição para o período de 20h às 5h, durante a semana. Aos fins de semana, a proibição começava mais cedo.
Apesar do lockdown em Fortaleza, também adotado por outros municípios, todo o Estado segue sob o decreto que impõe toque de recolher, reduz o horário de funcionamento de estabelecimentos e limita a circulação nos espaços públicos.