Lockdown em Fortaleza: confira como estão praias e ruas da Capital neste sábado

Registros foram feitos pela Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis).

12:17 | Mar. 06, 2021

Por: Marília Freitas
Movimentação em Fortaleza durante o lockdown (foto: Divulgação/Agefis)

A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) percorreu as ruas e praias de Fortaleza, um dos municípios sob lockdown, na madrugada e no início da manhã deste sábado, 6. Antes pontos de aglomerações, os ambientes estavam vazios. Primeira noite de lockdown teve 17 ações da Agefis.

Próximo ao Mercado Central, ponto de tradicionais comércios de confecções, não havia movimento - um cenário bem diferente de outros momentos. Com a instauração do novo decreto na Capital, feiras livres seguem proibidas até o próximo dia 18, prazo final da medida até então. Pela manhã, também não houve demais aglomerações.

Já na Praia dos Crushs, tradicional ponto turístico da Capital, grades foram instaladas para evitar a circulação de pessoas no local. Também consta no novo decreto a proibição de atividades físicas ao ar livre.

Neste sábado, também foram encerradas duas feiras livres nos bairros Messejana e São Cristóvão. A realização dessas atividades segue proibida até o dia 18 de março.

Neste sábado, 6, a Agefis encerrou duas feiras irregulares nos bairros Messejana e São Cristóvão. pic.twitter.com/7qdLK8fJ9Q

— O POVO Online (@opovoonline) March 6, 2021


Lockdown em Fortaleza


Fortaleza entrou em 14 dias de lockdown a partir de sexta-feira, 5 de março (05/03). Na quinta, 4, o decreto com as regras sobre o que funciona na Cidade foi divulgado. O isolamento social rígido vale a partir de sexta-feira, 5 de março (05/03) até 18 de março (18/03).


Veja as regras para as várias atividades:
























Entenda o novo lockdown decretado em Fortaleza


O lockdown em Fortaleza começou na meia-noite (0 hora) de sexta-feira, 5. É a segunda vez que o confinamento é adotado na capital cearense. A medida foi anunciada na noite de quarta-feira, 4, em pronunciamento nas redes sociais, pelo governador Camilo Santana (PT) ao lado de José Sarto (PDT), prefeito da cidade, e do secretário da Saúde do Estado, Dr. Cabeto.

No novo decreto, os setores da indústria e da construção civil foram considerados essenciais pelo Governo do Estado e, portanto, não devem ter as atividades interrompidas. Durante o período, a serem mantidas as regras anteriores, academias e igrejas não podem abrir ao público. Serviços e estabelecimentos poderão funcionar desde que exclusivamente por serviço de entrega, inclusive por aplicativo.

A medida ocorre após a imposição de dois toques de recolher. O primeiro limitou a circulação entre 22h e 5 h em todo o Estado. Depois, as autoridades estaduais ampliaram a restrição para o período de 20h às 5h, durante a semana. Aos fins de semana, a proibição começava mais cedo.

Apesar do lockdown em Fortaleza, também adotado por outros municípios, todo o Estado segue sob o decreto que impõe toque de recolher, reduz o horário de funcionamento de estabelecimentos e limita a circulação nos espaços públicos.



Vídeos sobre o lockdown em Fortaleza






Mais sobre lockdown