Sarto e outros prefeitos negociam consórcio para comprar vacinas
STF autorizou contra direta por estados e municípios caso Plano Nacional não seja cumprido ou não atenda demanda. Primeira reunião será amanhãO prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), informou que gestores municipais do País pretendem criar um consórcio público para a compra de vacina contra Covid-19. Sarto relatou conversa nesta tarde com o presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Jonas Donizette, e informou que a primeira reunião, remota, para formação do consórcio público será na tarde desta segunda-feira, 1º de março.
No último dia 23 de fevereiro, a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que estados e municípios podem comprar e fornecer à população diretamente vacinas contra a Covid-19. A autorização foi dada apenas em caso de descumprimento do Plano Nacional de Vacinação pelo Governo Federal ou de insuficiência de doses para imunizar a população. A decisão foi proferida em ação movida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Na publicação na qual falou sobre o consórcio, nas redes sociais, Sarto reforçou o compromisso da administração em garantir a imunização. "A vacinação da nossa gente é prioridade da Prefeitura de Fortaleza e nossas equipes de saúde têm feito todo o esforço para cumprir o Plano de Imunização."
Nesse sábado, 27, o governador Camilo Santana (PT) anunciou, também pelas redes sociais, que irá até o laboratório que representa a vacina russa Sputinik V, em Brasília, para tratar de "possível aquisição direta do produto", para complementar o Plano Nacional de Imunização.
Na última quarta-feira, 24, o havia dito que desde o ano passado negocia com diversos laboratórios a aquisição direta de doses de vacinas contra a Covid-19, de forma preventiva, segundo ele, na hipótese do Plano de Imunização Nacional não atender à demanda.
Veja a mensagem do prefeito de Fortaleza nas redes sociais:
Conversei há pouco com o presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Jonas Donizette, sobre a criação de um consórcio público para aquisição de vacinas. Nesta segunda-feira (1°), no final da tarde, teremos nossa primeira reunião, de forma remota, para iniciarmos essas tratativas.
O STF autorizou estados e municípios a adquirirem imunizantes quando houver descumprimento do Programa Nacional de Imunizações (PNI) pelo Governo Federal ou em caso de insuficiência de doses previstas para imunizar a população.
A vacinação da nossa gente é prioridade da Prefeitura de Fortaleza e nossas equipes de saúde têm feito todo o esforço para cumprir o Plano de Imunização. Tenho acompanhado todo esse processo de perto e estamos todos empenhados em garantir o sucesso desse trabalho.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente