Com avanço da Covid-19, leitos de UTI são abertos no Hospital Geral e em Crateús

A expectativa da gestão é que ainda na primeira semana de março o Estado atinja a marca de mais 800 leitos de UTI para pacientes de Covid-19

11:10 | Fev. 27, 2021

Por: Júlia Duarte
Hospital no estacionamento do HGF é dedicado a casos de baixa complexidade relacionados a Covid-19 (foto: Reprodução / Twitter)

O governador Camilo Santana (PT) anunciou na manhã deste sábado, 27, a entrega de novos leitos de UTI em Fortaleza e Crateús. Na Capital, serão inaugurados 12 leitos no Hospital Geral de Fortaleza. Já no interior, são 10 novos no Hospital Geral de Crateús. Ampliação acontece pelo aumento de novos casos e mortes em decorrência da Covid-19.

A informação foi sido confirmada pelo secretário de saúde, Dr. Cabeto, que acompanhou o governador durante a live nesta manhã. " Hoje, estamos ampliando 22 leitos de UTI lá no HGF, justamente para ampliar esse atendimento", afirmou. A administração do hospital explicou que 12 novos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 já estão disponíveis para utilização.

Ainda ontem, na sexta-feira, 26, a Capital recebeu outros 20 novos leitos de UTI no Hospital Estadual Leonardo da Vinci (HELV), que passou a ter 150 leitos desse tipo. Uma nova ala está sendo reformada, possibilitando a entrega de outros 20 leitos já em março. A expectativa da gestão é que ainda na primeira semana de março o Estado atinja a marca de mais 800 leitos de UTI para pacientes de Covid-19

Em Crateús, a unidade hospitalar filantrópica é administrada pela Associação São Camilo, foi comprada pelo estado no final de 2020. A ampliação dobra a quantidade de leitos de UTI para pacientes de Covid. Quando adquirido, o hospital tinha 155 leitos, incluindo 10 leitos de UTI instalados pelo Governo do Estado. Segundo a gestão, ainda hoje os equipamentos devem começar a receber pacientes.