Ceará já recebeu mais de 530 mil doses de vacina contra Covid-19; veja data de chegada dos lotes ao Estado
O primeiro lote de imunizantes chegou ainda no dia 18 de janeiro e permitiu que a campanha de vacinação contra a doença tivesse início - contemplando profissionais da saúde e idosos acima de 75 anosUm total de 530.400 doses de vacinas contra a Covid-19 já foram enviadas ao Ceará por meio do Plano Nacional de Imunização. O primeiro lote de imunizantes chegou ao Estado ainda no dia 18 de janeiro e permitiu que a campanha de vacinação contra a doença tivesse início imediato na data - atendendo profissionais da saúde e idosos acima de 75 anos. Desde então, mais quatro carregamentos das vacinas desembarcaram em solo cearense.
O último lote de vacinas foi entregue ao Ceará nesta quarta-feira, 24, contendo 80.500 doses do imunizante produzido pela farmacêutica AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford. Em números específicos, o Ceará já recebeu 153 mil doses dessa vacina e 377.400 da CoronaVac, fabricada pelo laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
| LEIA MAIS |
Os carregamentos iniciais recebidos pelo Estado foram utilizados na aplicação da primeira dose (D1) ao grupo prioritário contemplado. Já há cerca de duas semanas, quando o Ceará contabilizava quatro lotes recebidos, foi iniciada a aplicação da segunda dose (D2).
Em números disponibilizados pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), um total de 318.726 pessoas já haviam recebido a aplicação de uma das vacinas até essa última terça-feira, 23. Dessas, 264.251 receberam a D1 e 54.475 receberam a D2 - finalizando o processo de imunização.
Já em relação a Fortaleza, onde o crescimento de casos da doença tem provocado alarme na rede de saúde, 112.362 pessoas receberam a primeira dose do imunizante e 19.059 receberam a segunda dose até o período determinado. O Município já aplicou 93,62% da D1 e 28,22% da D2 em seu estoque.
Confira data de chegada dos lotes:
18 de janeiro: 229.200 mil doses da vacina CoronaVac chegaram ao Ceará, iniciando a primeira fase do processo de imunização, que contempla grupos prioritários.
23 de janeiro: O Estado recebeu 72.500 doses do imunizante produzido pela farmacêutica AstraZeneca.
25 de janeiro: Um carregamento com 33.200 doses da CoronaVac foi enviado ao Estado.
6 de fevereiro: Cerca de dez dias depois, mais 115 mil doses da CoronaVac chega ao Ceará e a aplicação da segunda dose tem início logo em seguida.
24 de fevereiro: Há mais de uma semana sem receber doses, Ceará recebe o quinto lote, com 80.500 doses da vacina produzida pela AstraZeneca
Novas aquisições
O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), afirmou nesta quarta, 24, que o sexto lote de vacinas deve ser entregue ao Estado ainda nesta semana. De acordo com o gestor, o carregamento deve conter mais 49.200 doses da CoronaVac/Butantan e ser utilizado para a finalização da primeira fase da campanha.
Além disso, o petista também informou em suas redes sociais que tem tentado comprar imunizantes diretamente com laboratórios, sem depender do Plano Nacional de Imunização. A medida tem sido tomada desde o ano passado e funciona de forma "preventiva", em caso do plano não conseguir atender a demanda estadual.
"Enviamos ofício para a Pfizer; assinamos memorando de entendimento com o Instituto Butantan; temos conversado constantemente com a Fiocruz; e feito contato com laboratórios chineses que têm produzido o imunizante", publicou o gestor.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente