Hospital de Messejana suspende cirurgias por 72 horas e testará profissionais após alta de casos internos
Unidade tomou medidas ainda na tarde desta sexta-feira, 19, logo após O POVO ter entrado em contato para investigar denúncia. Profissionais assintomáticos ou que tenham testado positivo até três mesesO centro cirúrgico do Hospital de Messejana, em Fortaleza, suspendeu os procedimentos no local por 72 horas e testará seus profissionais para Covid-19 durante este final de semana. As medidas foram tomadas pela diretoria do hospital nesta sexta-feira, 19, após ser observado um aumento de casos da doença entre médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares.
O POVO apurou que foi distribuída uma convocação imediata para sessões de exames RT-PCR (Swab). Deverão comparecer tanto os profissionais do Hospital que estejam assintomáticos como quem já tenha testado positivo para o novo coronavírus mais de 90 dias atrás.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A reportagem também apurou que a decisão de exames para profissionais com urgência, para este sábado e domingo, dias 20 e 21, além da suspensão das cirurgias pelos próximos três dias, teria sido implementada após O POVO ter entrado em contato para confirmar as informações sobre os casos. As cirurgias previstas para a tarde desta sexta já não teriam sido realizadas. A unidade atende pacientes com problemas cardíacos.
O contato com o Hospital de Messejana foi feito na tarde de hoje não houve retorno até a publicação desta matéria, ao pedido de informações. Não foi esclarecido, por exemplo, quantos profissionais estariam acometidos de covid-19 neste surto relacionado a quem atua no centro cirúrgico.
Pela manhã, a denúncia recebida apontava que o número de profissionais que atuam no centro cirúrgico da unidade e que foram infectados pela doença estava aumentando de forma preocupante. Segundo as informações, a administração da instituição ainda não teria definido medidas para tentar conter a situação.
| LEIA MAIS |
464 leitos UTI serão instalados até o final de março para atendimentos da Covid-19 no Ceará
Toque de recolher: praças, areninhas e calçadões e praias são fechados às 17 horas
Feirantes, ambulantes e empresários da Beira-Mar têm dúvidas sobre o decreto da Covid-19
De acordo com o teor da comunicação interna, a qual O POVO também teve acesso, todas as cirurgias que estavam programadas para acontecer no centro devem ficar suspensas pelo prazo de 72 horas. Já entre sábado, 20, e domingo, 21, os profissionais que atuam na ala da unidade e que testaram positivo para a doença há mais de 90 dias devem realizar um exame para a detecção do vírus.
A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) também foi procurada para informar sobre o número de profissionais que estão infectados com a doença na unidade e demais questões associadas à denúncia. Até a publicação desta matéria a pasta não havia dado retorno. A resposta será acrescentada tão a informação seja repassada.