Vacinação em Fortaleza: pessoas com Covid-19 não devem ser vacinadas enquanto estiverem doentes
A informação foi divulgada nesta sexta, 19, em live diária da Secretaria de Saúde Municipal (SMS).
13:27 | Fev. 19, 2021
A secretária da Saúde do Município, Ana Estela Leite, informou que pessoas que estão doentes com Covid-19 têm recomendação de não se vacinar enquanto estiverem doentes, sendo necessário aguardar o término dos sintomas e do isolamento obrigatório. A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 19, em live da Secretaria Municipal da Saúde Municipal (SMS).
A vacinação enquanto doente por Covid-19 não é recomendada por ainda não existirem estudos suficientes sobre o assunto. "A recomendação é que pessoas que estiveram com Covid-19 recebam a vacina 30 dias após os sintomas. Em casos mais graves, a vacina será aplicada 15 dias após o término do isolamento", comentou Ana Estela, reforçando que os postos de saúde estão recebendo pacientes com síndrome gripal e atendendo a protocolos contra a pandemia.
Nesta sexta-feira já não houve agendamentos. A titular explicou que as doses restantes serão destinadas à aplicação em domicílio, refazendo rotas que não foram concluídas ao longo da semana.
No sábado e domingo, profissionais da saúde serão contemplados, encerrando a aplicação das primeiras doses que há no estoque. Até que o Município receba novos imunizantes, o cronograma de vacinação vai continuar apenas com a aplicação das segundas doses para quem já foi imunizado. Veja aqui os profissionais de saúde que deverão ser vacinados hoje, 19 de fevereiro.
LEIA TAMBÉM | Confira imagens do primeiro dia do toque de recolher em Fortaleza
Um mês após o início da campanha de vacinação contra a Covid-19 em Fortaleza, um total de 112.362 pessoas foram vacinadas com a primeira dose das vacinas CoronaVac e AstraZeneca. Só ontem, 18, foram 3.062 pessoas.
Já entre trabalhadores de saúde e idosos institucionalizados, um total de 3.430 já receberam a segunda dose da vacina CoronaVac, totalizando 19.059 pessoas. Vale lembrar que estão sendo aplicadas duas vacinas: a Coronavac - com intervalo de 28 dias entre as doses - e a AstraZeneca/Oxford - com intervalo de 90 dias entre a D1 e a D2.