Domingo de Carnaval em Aracati: pouco movimento e barreiras seguem

Um dos pontos de folia dos últimos anos, Aracati tem registros diferentes devido à pandemia. Sem festa permitida, o domingo de Carnaval é de pouco movimento nas praias da cidade

12:04 | Fev. 14, 2021

Por: Marília Freitas
Movimentação na praia de Canoa Quebrada (foto: Fábio Lima )

Sem demais folias, o domingo de Carnaval segue com pouco movimento em praias e em barreiras da cidade de Aracati - um dos pontos de comemoração nos últimos anos. O POVO circulou na manhã de hoje, 14, por regiões que costumam reunir foliões e percebeu uma situação atípica devido à pandemia. Nesse sábado, 13, o governador Camilo Santana chegou a fazer apelo nas redes sociais para que festas de Carnaval não aconteçam.

Na cidade de Aracati, a 147 km de Fortaleza, a praia de Canoa Quebrada registrou pouca movimentação neste domingo. Algumas pessoas ainda aproveitaram o cenário calmo para relaxar e algumas delas foram vistas sem máscaras, índice de proteção indispensável para proteção contra o vírus.

Com barreiras sanitárias no acesso às praias de Aracati, tradicionais pontos turísticos como Canoa Quebrada (vídeo) têm pouco movimento neste domingo, 14. Apenas moradores e pessoas com reserva em hotéis/pousadas estão passando.

Confira no https://t.co/2Iw9Zm5EUP. pic.twitter.com/l2Ps99PzDz

— O POVO Online (@opovoonline) February 14, 2021

As barreiras de fiscalização, medidas implementadas com o novo decreto, seguem pela Cidade. A medida começou no dia 11 e vai até o próximo dia 18. Juliana Santos, diretora do Departamento Municipal de Trânsito da região, informa que a fiscalização segue tanto em relação ao uso de máscara, quanto do movimento de visitantes pelo município - eles não estão podendo acessar Aracati por ora, segundo a diretora. Até então, problemas com apreensões ou aglomerações não foram registrados pelo Departamento.

O guarda municipal Jacó Braga concorda que o movimento é tranquilo. Um dos agentes presentes na barreira sanitária localizada entre as praias de Canoa Quebrada e Majorlândia, Jacó confirma que apenas moradores da região e pessoas com reservas em hotéis e pousadas da região estão passando para a Cidade. "Aparece um caso ou outro e estamos impedindo justamente isso. Ônibus e vans de turismo, por exemplo, estão impedidos de acessar a praia devido ao decreto municipal", reforça.

Já a praia de Majorlândia, também na região de Aracati, não registrou fluxo intenso de pessoas. Ponto turístico da região, a praia seguiu com pouca presença de turistas e moradores quando comparada a outros anos de folia.

Com informações do repórter Gabriel Borges