Agentes de saúde são vacinados no Centro de Eventos nesta segunda-feira
As doses são destinadas aos trabalhadores da atenção primária, atuantes nos 116 postos de saúde
12:34 | Fev. 01, 2021
A partir dessa segunda-feira, 1º, agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias começam a ser vacinados contra a Covid-19 no Centro de Eventos. No local, idosos que já haviam sido agendados estão sendo imunizados em "pequenos drive-thrus". As informações foram divulgadas pela secretária municipal de Saúde, Ana Estela Leite, em live na manhã desta segunda-feira, 1º.
Ana Estela divulgou ainda o balanço no número de vacinados no fim de semana e a logística prevista de imunização para esta semana. "Ainda estamos nos hospitais, in loco, também tentando concluir esse grupo de trabalhadores que estão na rede hospitalar", afirmou.
Neste domingo, a Capital chegou a 42.961 pessoas imunizadas desde 18 de janeiro, data que marcou o início da campanha de vacinação em Fortaleza.
Vacina durante a semana
A aplicação da vacina Coronavac no Centro de Eventos do Ceará continua nesta segunda-feira, 1º. As doses são destinadas aos trabalhadores da atenção primária, atuantes nos 116 postos de saúde. A vacinação desse grupo seguirá até a terça-feira, 2.
Também segue a vacinação domiciliar de idosos acima de 75 anos que se cadastraram previamente no site Vacine Já ou no App Mais Saúde Fortaleza. Os idosos estão recebendo a aplicação da vacina da Oxford/Astrazeneca.
Os agentes de saúde visitam os domicílios de segunda a sexta, das 8h às 17h, devidamente uniformizados e paramentados com todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Além disso, estão identificados com crachá da Prefeitura de Fortaleza. "Os contatos (85) 3452-6990 e (85) 3452-6979 estão disponíveis para aqueles que desejarem conferir se aquela equipe que está no domicílio é mesmo equipe da Prefeitura", completa Ana Estela.
Público prioritário
O público que atualmente está recebendo a primeira dose é formado por profissionais da saúde ativos, trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente do combate à pandemia e idosos acima de 75 anos. Também estão sendo vacinados os idosos acima de 60 anos residentes em instituições de longa permanência e as pessoas com deficiência acima de 18 anos também institucionalizados, além dos profissionais que atuam no acolhimentos destes lares.