Ceará recebe hoje mais 33,2 mil doses de vacina contra Covid-19, anuncia Camilo

O novo lote é da vacina Coronavac, enviada pelo Instituto Butantan

07:24 | Jan. 25, 2021

Por: Érico Firmo
Primeiro lote de vacinas Coronavac, produzidas pelo Instituto Butantan, desembarcou no Ceará em 18 de janeiro. De lá para cá, sete lotes de imunizantes já chegaram ao Estado (foto: JÚLIO CAESAR)

Mais 33.200 doses de vacinas contra Covid-19 chegam hoje ao Ceará, informou no Facebook o governador Camilo Santana (PT). A previsão de chegada desse terceiro lote é para as 14 horas, vindo de São Paulo. Este lote é de vacinas Coronavac, cuja produção foi finalizada no Instituto Butantan.

Este novo lote teve uso emergencial aprovado na última sexta-feira, 22, pela diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por unanimidade. São 4,8 milhões de doses da Coronavac, desenvolvida em parceria entre a farmacêutica chinesa Sinovac e o Instituto Butantan, ligado ao governo de São Paulo.

Este lote tem uma diferença em relação ao primeiro a ser usado na vacinação no Brasil. As primeiras 6 milhões de doses chegaram prontas da China. Já essas 4,8 milhões de novas doses, para todo o País, tiveram envase, rotulagem e embalagem realizados no Instituto Butantan, em São Paulo.

O primeiro lote de vacinas Coronavac chegou na segunda-feira passada, 18, com 218 mil doses.

O segundo lote, de 72.500 doses da Oxford/AstraZeneca, chegou na noite de sábado, 23. Este segundo lote será destinado à vacinação de idosos a partir de 75 anos, nas residências ou em locais com sistema drive-thru por agendamento.

O agendamento começou neste domingo (veja aqui como fazer). O sistema apresentou instabilidade devido à grande demanda.