Covid-19: vacina de Oxford será destinada a idosos a partir de 75 anos

A imunização será realizada, a partir de quarta-feira, 27, nas residências ou em locais com sistema drive-thru por agendamento, seguindo orientação das prefeituras. Informações sobre locais e agendamento devem ser divulgados nos próximos dias

16:30 | Jan. 24, 2021

Por: Ana Rute Ramires
FORTALEZA, CE, BRASIL, 23-01-2021: Chegada do primeiro lote da vacina Astrazenica contra covid-19 procedente da India no aeroporto Pinto Martins (Foto: Fco Fontenele/O POVO) (foto: FCO FONTENELE)

As vacinas de Oxford/AstraZeneca que chegaram neste sábado, 23, ao Ceará serão destinadas a idosos a partir dos 75 anos. A vacinação deste grupo será iniciada a partir de quarta-feira, 27. Novo lote do imunizante deve chegar em fevereiro. Segundo a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), a imunização dos idosos poderá ser realizada nas residências ou em locais que disponibilizarão o sistema drive-thru. Ambas por agendamento.

Em todo o Estado, o cadastro dos idosos e a vacinação serão realizados seguindo orientações das respectivas secretarias municipais de saúde. Os locais e forma de agendamento serão divulgados nos próximos dias pelas prefeituras. 

Os profissionais da saúde continuarão sendo imunizados com a CoronaVac, que chegou ao Ceará na segunda-feira, 18, com início da aplicação no mesmo dia. As 72.500 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca foram produzidas pelo laboratório indiano Serum. Serão destinadas para Fortaleza 34% das doses e para o Interior 66%. 

A destinação do segundo lote de vacinas a chegar ao Estado foi decidida pelos gestores da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Fortaleza, na manhã deste domingo, 24 de janeiro, na Escola de Saúde Pública (ESP).

A vacina de Oxford/AstraZeneca permite que a segunda dose do imunizante seja aplicada até 90 dias depois. Dessa forma, o Estado poderá utilizar todo o lote que chegou em pessoas diferentes, já que a chegada de novos lotes deste imunizante está prevista para fevereiro. Segundo a Sesa, a logística de distribuição da vacina "dos idosos" vai seguir o modelo aplicado no lote inicial da CoronaVac. A partir desta segunda-feira, 25, as doses serão enviadas para as 22 Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS) do Ceará.

O primeiro lote de vacinas que chegou ao estado está sendo destinado aos profissionais de saúde da linha de frente de combate à doença, idosos institucionalizados e indígenas, considerados a prioridade da fase 1. "O Estado planeja agora a imunização de todos os profissionais que trabalham em hospitais polos, hospitais regionais, UPAs e SAMU das regiões cearenses", informou a Sesa, por meio de nota.

Conforme o titular da Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, Dr. Cabeto, "a estratégia foi usar grupos diferentes para vacinas diferentes, para facilitar a identificação na hora da aplicação da segunda dose". "Nós vamos priorizar a imunização dos idosos a partir de 75 anos e de 100% dos trabalhadores das unidades de saúde", destacou, por meio da nota.