Agendamento para vacinação da Covid-19 só estará disponível a partir dos próximos lotes da vacina
Neste primeiro momento estão sendo vacinados profissionais da saúde da linha de frente e idosos em instituições de longa de permanênciaA população que pertence aos grupos prioritários para vacinação da Covid-19 precisará realizar agendamento para receber a vacina em Fortaleza, mas isso só será possível a partir do recebimento de mais lotes do imunizante. Neste primeiro momento, como as doses recebidas não são suficientes, o foco é imunizar profissionais da saúde na linha de frente e idosos em instituições de longa de permanência. Essas vacinações ocorrerão nos próprios locais.
Quando o agendamento começar, ele deverá ocorrer pelo aplicativo Mais Saúde Fortaleza e pelo site Vacine Já. A titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Ana Estela Leite, alerta que não haverá vacinação de grupos prioritários nos postos de saúde da Capital. A Prefeitura escolheu alguns polos de vacinação na Cidade.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“É importante dizer que a população não procure os postos de saúde porque não haverá vacinação para Covid-19 nessas quatro fases nos postos. Temos um número significativo de pacientes com suspeita de coronavírus nos postos e levar essa população aos postos seria submetê-las a um risco desnecessário”, justifica.
Na Capital, 40 mil pessoas receberão 80 mil doses da CoronaVac. Profissionais que trabalham em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Covid, emergências, enfermarias, Unidades de Pronto Atendimento (Upas) e Samu foram escolhidos como prioridade devido à maior exposição ao vírus, além idosos dos institucionalizados.
“Esses profissionais têm maiores riscos laborais então por isso os elegemos com os primeiros a receberem as vacinas. Em seguida a gente passa para a população geral que não tá na linha frente”, explica Ana Estela.
Idosos acima de 75 anos
Idosos a partir de 75 anos terão vacinação domiciliar, que será agendada. Mas, essa vacinação não será nesse lote atual e ainda não tem data. No total, são 732.918 pessoas inseridas nas quatro fases prioritárias para o recebimento da vacina contra o coronavírus, de acordo com o Plano Municipal de Operacionalização da Vacinação Covid-19. Pessoas com 60 a 74 anos, pacientes com comorbidades e trabalhadores da educação estão incluídos nessas fases (Ver lista completa a seguir).
A secretária reitera que todos precisarão realizar o agendamento no momento propício. “Vamos agendar não só a vacinação do domicílio, mas o grupo prioritário das Fases 2, 3 e 4. Nesses locais de vacinação os agendamentos se darão por blocos de hora, bem como nos domicílios”, reforça.
Veja onde serão vacinadas em Fortaleza as pessoas nos grupos prioritários
1ª FASE
Trabalhadores da saúde: nos locais de trabalho e agendamento para centros de vacinação dos trabalhadores que não estão na linha de frente
Idosos a partir de 75 anos: domiciliar, por agendamento
Pessoas com 60 anos ou mais e deficientes acima de 18 anos em instituições de longa permanência (antigamente chamados asilos): nos locais em que vivem
Indígenas que vivem em aldeias demarcadas: nas aldeias
Cuidadores de pessoas com 75 anos ou mais: cadastramento e agendamento para centros de vacinação, feito pela equipe de vacinação domiciliar, no momento da vacinação do idoso
Pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (antigamente chamados asilos): nos próprios locais
Trabalhadores das instituições de longa permanência: nos próprios locais
Pessoas acima de 18 anos com deficiência e em instituições (residências inclusivas): nos próprios locais
Trabalhadores das residências inclusivas: nos próprios locais
Povos indígenas que vivem em aldeias com terras demarcadas: nos próprios locais
2ª FASE
Pessoas de 60 a 74 anos: agendamento para centros de vacinação
3ª FASE
Pessoas com comorbidades: agendamento para centros de vacinação
4ª FASE
Trabalhadores da educação: agendamento para centros de vacinação
Forças de segurança e salvamento: agendamento para centros de vacinação
Funcionários do sistema prisional: agendamento para centros de vacinação e nos locais de trabalho
População no sistema carcerário: nos próprios locais
Pessoas em situação de rua: nos próprios locais
Pessoas com deficiência severa permanente: agendamento para centros de vacinação e em domicílio
Transportadores rodoviários de carga: agendamento para centros de vacinação e nos locais de trabalho
Trabalhadores do transporte coletivo: agendamento para centros de vacinação e nos locais de trabalho
Saiba onde serão os centros de vacinação para próximos lotes
- Cuca do Jangurussu
- Cuca Mondubim
- Cuca José Walter
- Cuca Barra do Ceará
- Centro de Eventos
- Estádio Castelão
- Estádio Presidente Vargas
- Ginásio Paulo Sarasate