Vacina no Ceará: técnica de enfermagem e auxiliar de serviços gerais são primeiros vacinados
Profissionais do Hospital Leonardo da Vinci e indígena são os primeiros vacinados
19:17 | Jan. 18, 2021
Começou em Fortaleza a vacinação no Ceará contra a Covid-19. Os primeiros vacinados foram trabalhadores do Hospital Leonardo da Vinci que estão na linha de frente do atendimento a pacientes de Covid-19 desde o início da pandemia. Além deles, o líder indígena Dourado Tapeba, de Caucaia, também foi vacinado. A primeira a receber a vacina foi a técnica de enfermagem Maria Silvana Souza Reis, 51 anos.
FIQUE POR DENTRO | Confira aqui o que se sabe até agora sobre a vacinação no Estado
A seguir, é a vez de ser vacinada Maria de Jesus de Oliveira Lima, 56 anos, que trabalha com serviços gerais. O terceiro vacinado é o médico intensivista Francisco Adailton Alencar Braga, 55 anos. Ele é seguido pela fisioterapeuta Cristine Aparecida da Cunha, fisioterapeuta, 39 anos, e pela enfermeira Regiane Sousa Torres, 34 anos. Dourado Tapeba, 59 anos, é o sexto a ser vacinado.
As primeiras doses da vacina Coronavac chegaram a Fortaleza no fim da tarde desta segunda-feira, 18 de janeiro (18/01), ao por do sol, em voo da Força Aérea Brasileira (FAB). O voo era previsto para 13h15min, mas houve atraso e chegou já perto de 18 horas.
As vacinas que chegaram a Fortaleza serão enviadas para 20 municípios, de onde serão distribuídos nas regiões. Veja lista dos primeiros a receber vacinas.
Fortaleza terá 80 mil doses de vacina no 1º lote; veja quem será vacinado
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, realizou solenidade na manhã desta segunda-feira, 18, em São Paulo para encaminhar as vacinas contra Covid-19 aos estados brasileiros. As 6 milhões de doses serão distribuídas entre os estados. Pazuello informou que hoje, a partir das 17 horas, começa a vacinação nas capitais. Em princípio, a vacinação estava prevista para quarta-feira, às 10 horas.
Segundo o Ministério da Saúde, são 186.720 doses no Ceará para público geral e mais 42.480 separadas para população indígena. A soma dá 229.200 doses. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) estimou 218 mil doses. A chegada das vacinas ao Ceará está prevista para 13h15min.
As doses no Ceará, segundo o Ministério, serão divididas assim:
Pessoas com 60 anos ou mais vivendo em instituições de longa permanência (antigamente chamados asilos): 2.393
Pessoas com deficiência vivendo em instituições de longa permanência: 132
População indígena vivendo em terras indígenas: 20.250
Trabalhadores de saúde: 86.360
Cada pessoa receberá duas doses.
Veja a ordem de vacinação contra a Covid-19 no Ceará, que deve começar na quarta
O Ministério da Saúde enviará ao Ceará 2,88 toneladas de material, em 96 volumes, de 2,88 toneladas, segundo a Sesa. É o oitavo maior carregamento do País, proporcional à população do Estado. O material chega ao Ceará em avião da Força Aérea Brasileira (FAB). O material será enviado aos municípios em rotas aéreas, de avião e helicóptero, e terrestre.
Em Fortaleza, a vacinação começará por profissionais de saúde da linha de frente.
Vacinas aprovadas
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, por unanimidade, nesse domingo, 17, o uso emergencial das duas primeiras vacinas no Brasil contra Covid-19. Tiveram aprovação a CoronaVac, desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, e da vacina de Oxford, desenvolvida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford, com acordo para ser fabricada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Leia mais
-
Médico cearense do Quintino Cunha e formado na UFC é vacinado em São Paulo contra Covid-19
-
Veja a ordem de vacinação contra Covid-19 no Ceará e quem está em cada grupo
-
Dia D e Hora H: ministro anuncia início de vacinação para quarta às 10 horas
-
Vacina no Ceará: Camilo vai hoje a SP e diz que lote para o Estado será liberado amanhã
-
Covid-19: "Confie na Anvisa e se vacine", pede diretor-presidente da Agência
-
Após aprovação, 1ª dose de vacina é aplicada no Brasil em enfermeira negra
-
2 vacinas contra Covid-19 têm uso aprovado por unanimidade no Brasil pela Anvisa
Instantes após a aprovação, a primeira pessoa foi vacinada no Brasil. Mônica Calazans, 54 anos, recebeu a vacina em São Paulo. Ela trabalha na UTI do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo, e foi escolhida pelo Butantan para ser imunizada neste domingo, 17, a dose da Coronavac.
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informou que a previsão é de a vacinação começar nacionalmente na quarta-feira, 20, às 10 horas, dentro do Plano Nacional de Imunização. O País tem até o momento 6 milhões de doses.
Veja a ordem de vacinação contra a Covid-19 no Ceará, que deve começar na quarta