Coordenador de UTIs do Leonardo da Vinci é um dos primeiros vacinados
As primeiras doses da vacina Coronavac chegaram a Fortaleza no fim da tarde desta segunda-feira, 18 de janeiro (18/01), ao por do sol, em voo da Força Aérea Brasileira (FAB).
21:05 | Jan. 18, 2021
Francisco Adailton Braga, 39 anos, coordenador do setor de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Estadual Leonardo da Vinci (HELV), foi um dos primeiros vacinados contra a Covid-19 no Ceará, com o início da vacinação em Fortaleza. As doses da CoronaVac chegaram na Capital no fim da tarde desta segunda-feira, 18. O líder indígena Dourado Tapeba, de Caucaia, também foi vacinado na unidade de saúde, que foi escolhida como ponto de partida para a imunização. A primeira a receber a vacina foi a técnica de enfermagem Maria Silvana Souza Reis, 51 anos.
FIQUE POR DENTRO | Confira aqui o que se sabe até agora sobre a vacinação no Estado
De acordo com Adailton, o momento é de esperança de melhora nos indicadores da pandemia. "É fundamental que as pessoas entendam que a pandemia não acabou e que nós temos que nos manter alertas com o uso de máscara e distanciamento, porque junto com as medidas e agora com imunização é o que realmente vai controlar essa pandemia nos próximos meses", comenta.
O gerente das UTIs do HELV, referência no atendimento à pacientes com Covid-19, trabalha no local desde a sua montagem, em março de 2020. Ele afirma que a unidade está preparada para seguir no combate à pandemia, que neste momento está em sua segunda onda. Atualmente, 68 leitos de UTI estão ocupados, mas há capacidade expansão caso a demanda aumente.
Além de Adailton, Maria Silvana e o líder indígena Dourado Tapeba, foram ainda vacinados no HELV a fisioterapeuta Cristine Aparecida da Cunha, fisioterapeuta, 39 anos, e a enfermeira Regiane Sousa Torres, 34 anos. As primeiras doses da vacina Coronavac chegaram a Fortaleza no fim da tarde desta segunda-feira, 18 de janeiro (18/01), ao por do sol, em voo da Força Aérea Brasileira (FAB). O voo era previsto para 13h15min, mas houve atraso e chegou já perto de 18 horas.
Pontos de vacinação
A técnica de enfermagem Maria Rosimeiry Menezes do Amaral, 50, foi a primeira trabalhadora do Instituto Doutor José Frota (IJF) a ser vacinada. Em seguida, foram vacinados Ana Beatriz Batista e Silva, 26, enfermeira; Cesario Rui Callou Filho, 36, fisioterapeuta; Francisco Edvaldo Correia Gomes, 27, zelador; e Marza de Sousa Zaranza, 34, médica intensivista. Também já houve vacinação no Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Doses seguem para cidades do interior ainda nesta segunda.
Com informações da repórter Ana Rute Ramires